A Medi@ções é uma publicação eletrónica bianual da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, cuja finalidade é divulgar trabalhos inéditos na interface das Ciências Sociais e Humanas com o campo da Comunicação e Linguagem, da Informação, da Educação, das Artes, do Desporto ou da Animação. A Medi@ções é especialmente vocacionada para divulgar estudos nos domínios referidos, incentivar o intercâmbio de ideias e experiências e contribuir para o debate entre as diferentes de linhas do pensamento científico.

A revista Medi@ções encontra-se indexada no Diretório e Catálogo do Sistema Regional de Informação em Linha para Revistas Científicas da América Latina, Caraíbas Espanha e Portugal "Latindex " com o número de Folio 25382.

A escola, a família e a comunidade na construção de parcerias

2022-03-19

Escola e família constituem duas instituições sociais centrais hoje em dia. A sua relação, sempre em processo de reconfiguração, tende a delinear uma interface de base local. Assim, escolas, famílias e comunidades tecem entre si uma complexa rede de interações cuja resultante é influenciada pelos atores sociais envolvidos em cada processo, assim como pela relação de forças destes em cada momento.

O elemento comum nesta relação triangular é constituído pela criança (ou jovem) enquanto, simultaneamente, aluno(a) na escola, filho(a) em casa e membro de uma comunidade. Este constitui um dos motivos pelos quais se torna fulcral que estes três vértices da relação não constituam mundos à parte, assim como que o primeiro grande beneficiário de uma boa relação seja precisamente a criança (ou jovem).

As sinergias positivas entre estes diferentes interlocutores podem acrescentar valor ao contributo individual de cada um deles. Traduzem-se no apoio à construção de valores e recursos motivacionais, no incentivo ao esforço exigido pela escolaridade e ainda na partilha de expectativas sobre os percursos escolares e profissionais a percorrer.

(Boas) parcerias, precisam-se, pois! Contudo, estas não são de geração espontânea. Dado que qualquer parceria inclui protagonistas com interesses parcialmente divergentes, a sua construção implica cuidados redobrados de modo a que todos possam ganhar algo e não apenas alguns ou uns em detrimento de outros. Estamos perante uma relação complexa, multifacetada e com possíveis efeitos perversos. Neste sentido, torna-se importante aprofundar o conhecimento sobre estas parcerias – as que envolvem escolas, famílias e comunidades – através da investigação, se possível por pesquisas de cariz variado e com um olhar multidisciplinar, se não mesmo inter ou transdisciplinar.


Aqui fica o desafio!

 


A Revista Medi@ções está aberta à receção de propostas para número temático dedicado à construção de parcerias entre a escola, a família e a comunidade até ao dia 15 de junho de 2022.

 

O prazo para envio de propostas foi prolongado até 15 de julho de 2022.

 

Consultar as Instruções para autores


Os editores do número temático,
Isaura Pedro
Pedro Silva

Vol. 10 N.º 1 (2022): Estudos e Narrativas em Educação de Infância

Este número da Medi@ções, dedicado à Educação de Infância, procura evidenciar e afirmar a centralidade da educação de infância enquanto primeira etapa da formação da pessoa, numa perspetiva democrática, participativa, inclusiva e de cidadania crítica. Reforçando a relevância da investigação em Educação de Infância, tanto em contextos académicos como profissionais, este número procura destacar a dimensão crítica e reflexiva da investigação neste campo de práticas, particularmente entendida como um eixo fundamental da formação (inicial e contínua) dos profissionais que nele atuam, como uma forma de ultrapassar as redutoras dicotomias entre teoria e prática, contribuindo para a construção de uma praxis que faz parte integrante do conhecimento profissional da educação de infância.

O número integra um leque diversificado de artigos de diferente natureza, com incidência particular em estudos e narrativas em contextos de Creche e Jardim de Infância, e ainda noutro contexto em que os/as profissionais desenvolvem a sua atividade: o hospital.  

Publicado: 2022-07-19

Editorial

Estudos e Narrativas em Educação de Infância

Ana Luísa Oliveira Pires; Augusto Pinheiro

1 - 7

Etnia, Identidade e Inclusão

Mónica Condinho, Ana Teresa Brito

101 - 113

O sentido do tempo das crianças nos contextos de educação de infância

Mónica Pereira, Ana Teresa Brito, Lourdes Mata

132 - 142

O educador na equipa multidisciplinar da Pediatria no hospital

Maria Margarida Carvalho Branquinho Alves

160 - 180

Ver Todos os Números