A Medi@ções é uma publicação eletrónica bianual da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, cuja finalidade é divulgar trabalhos inéditos na interface das Ciências Sociais e Humanas com o campo da Comunicação e Linguagem, da Informação, da Educação, das Artes, do Desporto ou da Animação. A Medi@ções é especialmente vocacionada para divulgar estudos nos domínios referidos, incentivar o intercâmbio de ideias e experiências e contribuir para o debate entre as diferentes de linhas do pensamento científico.

A revista Medi@ções encontra-se indexada no Diretório e Catálogo do Sistema Regional de Informação em Linha para Revistas Científicas da América Latina, Caraíbas Espanha e Portugal "Latindex " com o número de Folio 25382.

Formação inicial de educadoras/es e professoras/es: estudos, ensaios, práticas e discussões

2023-11-06

Chamada de artigos

Formação inicial de educadoras/es e professoras/es: estudos, ensaios, práticas e discussões

Inspiradas por Larrosa (2013), abrimos esta chamada para trabalhos com uma questão: nos tempos atuais, serve de alguma coisa voltar a pensar a formação inicial de professoras/es e educadoras/es?
De acordo com Cochran-Smith e Villegas (2015), quem faz investigação sobre e em formação docente está envolvido em práticas sociais que marcam o seu trabalho nas condições em que ele é feito, nas perguntas e problemas que se tornam relevantes e nas opções metodológicas possíveis. Ora, em Portugal, a formação inicial de educadoras/es e professoras/es tem estado profundamente dependente de decisões governamentais e, em 2023, toda a formação se encontra, de algum modo, em suspenso, expectante pela publicação de mais uma alteração ao enquadramento legal que determina as características da formação, e que se propõe ter efeitos a partir de 2024.
Neste contexto, a Revista Medi@ções online, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, convida à publicação de artigos, estudos, ensaios que sejam reveladores da formação inicial que se faz, aquém e além da legislação e das motivações governamentais, iluminando a especificidade e a pluralidade dos modos de pensar a formação e abrindo espaço para verificar a heterogeneidade das formas de fazer formação.

Editoras convidadas:
Mariana Oliveira Pinto e Elisabete X. Gomes

Prazo de envio:

29 de fevereiro de 2024

 

Prolongamento do prazo:

31 de agosto de 2024

 

Publicação do n.º temático: dezembro de 2024

Consultar as Instruções para autores

Vol. 11 N.º 2 (2023): Cooperação Internacional em Educação e Formação

A cooperação para a Educação é um desafio que se coloca a diversas entidades, individuais ou coletivas, no sentido de implementar ações que promovam estratégias educativas para melhorar planos nacionais de educação em países onde a Educação ainda não se encontra disseminada com a qualidade desejada.
Este é um número temático dedicado à Cooperação Internacional em Educação e Formação, com foco em experiências concretizadas ou em curso em países africanos de língua oficial portuguesa ou em Timor Loro Sa`e. Foram convidados e desafiados autores a partilharem os seus contributos através de artigos de natureza diversa espelhando diferentes dinâmicas que potenciem a cooperação internacional no cruzamento da educação e formação de diversos atores educativos.

 

A capa deste número inclui uma imagem gerada por Inteligência Artificial em https://leonardo.ai/

Publicado: 2023-12-29

Editorial

Miguel Figueiredo, Ana Pires Sequeira

1 - 4

Ver Todos os Números