A Medi@ções é uma publicação eletrónica bianual da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, cuja finalidade é divulgar trabalhos inéditos na interface das Ciências Sociais e Humanas com o campo da Comunicação e Linguagem, da Informação, da Educação, das Artes, do Desporto ou da Animação. A Medi@ções é especialmente vocacionada para divulgar estudos nos domínios referidos, incentivar o intercâmbio de ideias e experiências e contribuir para o debate entre as diferentes de linhas do pensamento científico.

A revista Medi@ções encontra-se indexada no Diretório e Catálogo do Sistema Regional de Informação em Linha para Revistas Científicas da América Latina, Caraíbas Espanha e Portugal "Latindex " com o número de Folio 25382.

Educação Matemática

2022-11-02

A revista Medi@ções, revista da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, vai dedicar o primeiro número de 2023, à área da Educação Matemática. É consensual, entre os profissionais de Educação, que a aprendizagem da Matemática está fortemente relacionada com o papel desempenhado pelo educador/a ou professor/a na sua prática letiva. Por exemplo, as ações que desenvolve e as tarefas que propõe às crianças, jovens e adultos determinam diferentes oportunidades de aprendizagem. O modo como gere as interações na sala de aula ou em outros contextos educativos, as conexões que estabelece entre as várias temáticas dentro e fora da matemática e com a vida real, assim como o tipo de recursos que utiliza, influenciam a natureza dessa aprendizagem.
Este número tem como propósito incluir um conjunto de artigos focados na investigação em Educação Matemática, do Jardim de Infância ao 2.º Ciclo do Ensino Básico, bem como na formação inicial de profissionais da Educação, como forma de alargar a discussão e reflexão sobre a investigação neste âmbito, quer a nível nacional quer internacional.
Numa perspetiva de abrangência do tema, incluindo diferentes atores e cenários no processo de ensino e aprendizagem, contamos com a sua participação na submissão de artigos sobre investigação associada à Educação Matemática.

 

A Revista Medi@ções está aberta à receção de propostas para o número temático dedicado à Educação Matemática até ao dia 31 de janeiro de 2023.


As editoras convidadas do número temático
Catarina Delgado e Fátima Mendes

 

Consultar as Instruções para autores

Vol. 10 N.º 1 (2022): Estudos e Narrativas em Educação de Infância

Este número da Medi@ções, dedicado à Educação de Infância, procura evidenciar e afirmar a centralidade da educação de infância enquanto primeira etapa da formação da pessoa, numa perspetiva democrática, participativa, inclusiva e de cidadania crítica. Reforçando a relevância da investigação em Educação de Infância, tanto em contextos académicos como profissionais, este número procura destacar a dimensão crítica e reflexiva da investigação neste campo de práticas, particularmente entendida como um eixo fundamental da formação (inicial e contínua) dos profissionais que nele atuam, como uma forma de ultrapassar as redutoras dicotomias entre teoria e prática, contribuindo para a construção de uma praxis que faz parte integrante do conhecimento profissional da educação de infância.

O número integra um leque diversificado de artigos de diferente natureza, com incidência particular em estudos e narrativas em contextos de Creche e Jardim de Infância, e ainda noutro contexto em que os/as profissionais desenvolvem a sua atividade: o hospital.  

Publicado: 2022-07-19

Editorial

Estudos e Narrativas em Educação de Infância

Ana Luísa Oliveira Pires; Augusto Pinheiro

1 - 7

Etnia, Identidade e Inclusão

Mónica Condinho, Ana Teresa Brito

101 - 113

O sentido do tempo das crianças nos contextos de educação de infância

Mónica Pereira, Ana Teresa Brito, Lourdes Mata

132 - 142

O educador na equipa multidisciplinar da Pediatria no hospital

Maria Margarida Carvalho Branquinho Alves

160 - 180

Ver Todos os Números