A Medi@ções é uma publicação eletrónica bianual da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, cuja finalidade é divulgar trabalhos inéditos na interface das Ciências Sociais e Humanas com o campo da Comunicação e Linguagem, da Informação, da Educação, das Artes, do Desporto ou da Animação. A Medi@ções é especialmente vocacionada para divulgar estudos nos domínios referidos, incentivar o intercâmbio de ideias e experiências e contribuir para o debate entre as diferentes de linhas do pensamento científico.

A revista Medi@ções encontra-se indexada no Diretório e Catálogo do Sistema Regional de Informação em Linha para Revistas Científicas da América Latina, Caraíbas Espanha e Portugal "Latindex " com o número de Folio 25382.

COOPERAÇÃO INTERNACIONAL em EDUCAÇÃO e FORMAÇÃO

2023-03-23

CHAMADA para ARTIGO

COOPERAÇÃO INTERNACIONAL em EDUCAÇÃO e FORMAÇÃO

 

A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, desde há vários anos, tem desempenhado um papel de parceria em diversos projetos de cooperação internacional tanto a nível europeu, como em Timor Loro Sa`e e nos PALOP. Tal possibilitou o aprofundamento de conhecimentos em diversas áreas do saber.
Cientes de que outros projetos de cooperação internacional foram, igualmente, desenvolvidos por outros intervenientes, pretendemos, no segundo número de 2023 da Revista online Medi@ções dar visibilidade à temática COOPERAÇÃO INTERNACIONAL em EDUCAÇÃO e FORMAÇÃO. Revista que, ao longo de já diferentes números, tem assumido um papel relevante na divulgação de diversos artigos alicerçados em diferentes temáticas.
Convidamos os diferentes autores a enviar os seus contributos para este número temático da revista. As propostas de artigos poderão ser de natureza diversa espelhando diferentes dinâmicas que potenciem a cooperação internacional no cruzamento da educação e formação de diversos atores.

Prazo de submissão de artigos: 31 de julho de 2023

Novo prazo: 15 de setembro de 2023

 

Publicação do n.º temático: dezembro de 2023

Consultar as Instruções para autores

 

Editores do número temático: Ana Pires Sequeira & Miguel Figueiredo

Vol. 11 N.º 1 (2023): Investigação em Educação Matemática

É consensual, entre os profissionais de Educação, que a aprendizagem da Matemática está fortemente relacionada com o papel desempenhado pelo educador/a ou professor/a na sua prática letiva. Por exemplo, as ações que desenvolve e as tarefas que propõe às crianças, jovens e adultos determinam diferentes oportunidades de aprendizagem. O modo como gere as interações na sala de aula ou em outros contextos educativos, as conexões que estabelece entre as várias temáticas dentro e fora da matemática e com a vida real, assim como o tipo de recursos que utiliza, influenciam a natureza dessa aprendizagem.
Este número inclui um conjunto de artigos focados na investigação em Educação Matemática, do Jardim de Infância ao 2.º Ciclo do Ensino Básico, bem como na formação inicial de profissionais da Educação, como forma de alargar a discussão e reflexão sobre a investigação neste âmbito, quer a nível nacional quer internacional.

Publicado: 2023-07-28

Editorial

Fátima Mendes, Catarina Delgado

1 - 3

Ver Todos os Números