Formação inicial de educadoras/es e professoras/es: estudos, ensaios, práticas e discussões
2023-11-06
Chamada de artigos
Formação inicial de educadoras/es e professoras/es: estudos, ensaios, práticas e discussões
Inspiradas por Larrosa (2013), abrimos esta chamada para trabalhos com uma questão: nos tempos atuais, serve de alguma coisa voltar a pensar a formação inicial de professoras/es e educadoras/es?
De acordo com Cochran-Smith e Villegas (2015), quem faz investigação sobre e em formação docente está envolvido em práticas sociais que marcam o seu trabalho nas condições em que ele é feito, nas perguntas e problemas que se tornam relevantes e nas opções metodológicas possíveis. Ora, em Portugal, a formação inicial de educadoras/es e professoras/es tem estado profundamente dependente de decisões governamentais e, em 2023, toda a formação se encontra, de algum modo, em suspenso, expectante pela publicação de mais uma alteração ao enquadramento legal que determina as características da formação, e que se propõe ter efeitos a partir de 2024.
Neste contexto, a Revista Medi@ções online, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, convida à publicação de artigos, estudos, ensaios que sejam reveladores da formação inicial que se faz, aquém e além da legislação e das motivações governamentais, iluminando a especificidade e a pluralidade dos modos de pensar a formação e abrindo espaço para verificar a heterogeneidade das formas de fazer formação.
Editoras convidadas:
Mariana Oliveira Pinto e Elisabete X. Gomes
Prazo de envio:
29 de fevereiro de 2024
Prolongamento do prazo:
31 de agosto de 2024
Publicação do n.º temático: dezembro de 2024
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