Notícias

A Revolução Digital: Explorando a Interseção entre Tecnologia e Sociedade

2024-10-13

Chamada de artigos
A Revolução Digital: Explorando a Interseção entre Tecnologia e Sociedade

As tecnologias digitais têm estado no centro das intensas transformações socioculturais e político-económicas vividas em todo o mundo nas últimas décadas. Na chamada era do capitalismo de vigilância, a inteligência artificial, a plataformização da internet, os algoritmos e o dataísmo influenciam significativamente as atividades humanas (Poell et al., 2019; van Dijck, 2014; Zuboff, 2019). Os efeitos desta revolução digital parecem ultrapassar em força e dimensão as mudanças vividas durante a revolução industrial, promovendo a polarização do debate público entre o deslumbre com as tecnologias e o pânico em relação aos perigos que acarretam. É neste contexto que se constata a forte interdependência entre a vida social e as tecnologias digitais.
O próximo número da revista Medi@ções (Vol. 13, Nº. 1) dedica-se a debater este contexto de hiperconexão em que vivemos, tendo em conta as consequências da omnipresença das tecnologias digitais nos mais diversos âmbitos micro e macro: desde as práticas e usos individuais ao funcionamento dos Estados, desde as sociabilidades digitais às democracias, desde a vida quotidiana aos sistemas de educação e de comunicação, entre outros. São bem-vindos artigos que proponham reflexões teóricas ou trabalhos empíricos sobre como o digital influencia a sociedade, a cultura e as experiências individuais, considerando oportunidades e riscos.

As editoras convidadas do número temático
Lidia Marôpo, Professora Coordenadora na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e investigadora integrada no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA).
Susana Batista, Professora Auxiliar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Investigadora Integrada no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA).

 

Prazo de envio da submissão:

31 de janeiro de 2025

Formação inicial de educadoras/es e professoras/es: estudos, ensaios, práticas e discussões

2023-11-06

Chamada de artigos

Formação inicial de educadoras/es e professoras/es: estudos, ensaios, práticas e discussões

Inspiradas por Larrosa (2013), abrimos esta chamada para trabalhos com uma questão: nos tempos atuais, serve de alguma coisa voltar a pensar a formação inicial de professoras/es e educadoras/es?
De acordo com Cochran-Smith e Villegas (2015), quem faz investigação sobre e em formação docente está envolvido em práticas sociais que marcam o seu trabalho nas condições em que ele é feito, nas perguntas e problemas que se tornam relevantes e nas opções metodológicas possíveis. Ora, em Portugal, a formação inicial de educadoras/es e professoras/es tem estado profundamente dependente de decisões governamentais e, em 2023, toda a formação se encontra, de algum modo, em suspenso, expectante pela publicação de mais uma alteração ao enquadramento legal que determina as características da formação, e que se propõe ter efeitos a partir de 2024.
Neste contexto, a Revista Medi@ções online, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, convida à publicação de artigos, estudos, ensaios que sejam reveladores da formação inicial que se faz, aquém e além da legislação e das motivações governamentais, iluminando a especificidade e a pluralidade dos modos de pensar a formação e abrindo espaço para verificar a heterogeneidade das formas de fazer formação.

Editoras convidadas:
Mariana Oliveira Pinto e Elisabete X. Gomes

Prazo de envio:

29 de fevereiro de 2024

 

Prolongamento do prazo:

31 de agosto de 2024

 

Publicação do n.º temático: dezembro de 2024

Consultar as Instruções para autores