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40 anos a fazer escola

2025-01-29

Chamada de artigos

40 anos a fazer escola 

No quadragésimo aniversário da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, convidamos a comunidade presente e passada a participar neste número especial da revista Medi@ções. Queremos reunir, numa visão ampla e periscópica, testemunhos, artigos, entrevistas, ensaios visuais ou escritos, narrativas, etnografias, que foquem os diversos campos culturais, educativos e de formação tocados pela existência desta escola.
O número temático e comemorativo que aqui se apresenta pretende ser testemunho das qualidades específicas da ESE, dos seus efeitos transformadores ao longo dos últimos 40 anos, entre docentes, não docentes, estudantes e alumni, mas também da sua relação com a comunidade não académica, em particular na região de Setúbal. Neste sentido, são esperados contributos nas áreas específicas de formação das licenciaturas e mestrados da ESE, numa perspetiva histórica ou de prática educativa e/ou profissional, mas também de educação não-formal e formação ao longo da vida e de relação com o contexto local e regional.
Para nos aproximarmos do quadro complexo e rico que tem sido a ESE, da rede de relações epistémicas criadas, lança-se um apelo intencionalmente vasto, que pode incluir as seguintes linhas de exploração:
   1. Fazer escola: experiências pedagógicas inovadoras 1985-2025.
   2. O contributo da ESE-IPS na formação de profissionais.
   3. Experiências educativas e formativas não-formais e informais: como se faz uma comunidade.
   4. As ESE e a democratização do ensino superior: educação e territórios.

 

Esta lista não é exaustiva, apelando-se ao envio de contributos relevantes para a compreensão do património imaterial construído e em construção a partir da existência da ESE-IPS.

 

Editoras convidadas

Este número temático tem como editoras convidadas as docentes da ESE Cristina Gomes da Silva, Ana Alcântara e Ana Catarina Pinto.

 

Submissão de propostas até ao dia 30 de abril de 2025

A Revolução Digital: Explorando a Interseção entre Tecnologia e Sociedade

2024-10-13

Chamada de artigos
A Revolução Digital: Explorando a Interseção entre Tecnologia e Sociedade

As tecnologias digitais têm estado no centro das intensas transformações socioculturais e político-económicas vividas em todo o mundo nas últimas décadas. Na chamada era do capitalismo de vigilância, a inteligência artificial, a plataformização da internet, os algoritmos e o dataísmo influenciam significativamente as atividades humanas (Poell et al., 2019; van Dijck, 2014; Zuboff, 2019). Os efeitos desta revolução digital parecem ultrapassar em força e dimensão as mudanças vividas durante a revolução industrial, promovendo a polarização do debate público entre o deslumbre com as tecnologias e o pânico em relação aos perigos que acarretam. É neste contexto que se constata a forte interdependência entre a vida social e as tecnologias digitais.
O próximo número da revista Medi@ções (Vol. 13, Nº. 1) dedica-se a debater este contexto de hiperconexão em que vivemos, tendo em conta as consequências da omnipresença das tecnologias digitais nos mais diversos âmbitos micro e macro: desde as práticas e usos individuais ao funcionamento dos Estados, desde as sociabilidades digitais às democracias, desde a vida quotidiana aos sistemas de educação e de comunicação, entre outros. São bem-vindos artigos que proponham reflexões teóricas ou trabalhos empíricos sobre como o digital influencia a sociedade, a cultura e as experiências individuais, considerando oportunidades e riscos.

As editoras convidadas do número temático
Lidia Marôpo, Professora Coordenadora na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e investigadora integrada no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA).
Susana Batista, Professora Auxiliar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Investigadora Integrada no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA).

 

Prazo de envio da submissão:

31 de janeiro de 2025