Medi@ções es una publicación electrónica bianual de la Escola Superior de Educação del Instituto Politécnico de Setúbal, cuyo objetivo es difundir trabajos inéditos en la interfaz de las Ciencias Sociales y Humanas con el campo de la Comunicación y el Lenguaje, la Información, la Educación, las Artes, de Deportes o Entretenimiento. Medi@ções se dedica especialmente a difundir estudios en los campos antes mencionados, fomentando el intercambio de ideas y experiencias y contribuyendo al debate entre diferentes líneas de pensamiento científico.

La revista Medi@ções está indexada en el Directorio y Catálogo del Sistema Regional de Información en Línea de Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal "Latindex" con el número de Folio 25382.

Formação inicial de educadoras/es e professoras/es: estudos, ensaios, práticas e discussões

2023-11-06

Chamada de artigos

Formação inicial de educadoras/es e professoras/es: estudos, ensaios, práticas e discussões

Inspiradas por Larrosa (2013), abrimos esta chamada para trabalhos com uma questão: nos tempos atuais, serve de alguma coisa voltar a pensar a formação inicial de professoras/es e educadoras/es?
De acordo com Cochran-Smith e Villegas (2015), quem faz investigação sobre e em formação docente está envolvido em práticas sociais que marcam o seu trabalho nas condições em que ele é feito, nas perguntas e problemas que se tornam relevantes e nas opções metodológicas possíveis. Ora, em Portugal, a formação inicial de educadoras/es e professoras/es tem estado profundamente dependente de decisões governamentais e, em 2023, toda a formação se encontra, de algum modo, em suspenso, expectante pela publicação de mais uma alteração ao enquadramento legal que determina as características da formação, e que se propõe ter efeitos a partir de 2024.
Neste contexto, a Revista Medi@ções online, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, convida à publicação de artigos, estudos, ensaios que sejam reveladores da formação inicial que se faz, aquém e além da legislação e das motivações governamentais, iluminando a especificidade e a pluralidade dos modos de pensar a formação e abrindo espaço para verificar a heterogeneidade das formas de fazer formação.

Editoras convidadas:
Mariana Oliveira Pinto e Elisabete X. Gomes

Prazo de envio:

29 de fevereiro de 2024

 

Prolongamento do prazo:

31 de agosto de 2024

 

Publicação do n.º temático: dezembro de 2024

Consultar as Instruções para autores

Vol. 12 Núm. 1 (2024): Tecnologías digitales en la educación: Una selección de artículos

Este número de la revista Medi@ções está dedicado a las tecnologías digitales en la educación y sigue el XXV Simposio Internacional de Informática Educativa | SIIE 23, organizado por la Escuela de Educación Superior del Instituto Politécnico de Setúbal. Este simposio reunió a investigadores, docentes y otros profesionales, a nivel nacional e internacional, en torno a la presentación, discusión y reflexión en el campo de las tecnologías digitales en la educación. Los artículos incluidos en este número de Medi@ções son versiones ampliadas de los presentados en el simposio y sujetos a revisión ciega por pares.

Publicado: 2024-06-28

Editorial

João Torres, Maria do Rosário Rodrigues, Miguel Figueiredo

1 - 4

Un prototipo de rastreador para la formación del profesorado en el lenguaje ScratchJr

J. Ángel Velázquez-Iturbide, David de Vicente Peña, Eva López Puente

28 - 44

Systematic Review of Educational Practices with Immersive Virtual Reality in Higher Education

Daniela Rocha Bicalho, João Manuel Nunes Piedade, João Filipe de Lacerda Matos Matos

95 - 111

Harmonizing Education: Integrating Technology and Outdoor Learning for Enhanced Child Development

Isabel Duque, Ricardo Almeida, Maria Emília Bigotte de Almeida, Marlene Migueis

126 - 136

MatataStudio: um projeto de Robótica Educativa na Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico

João Grácio, João Torres, Maria do Rosário Rodrigues, Ana Chambel, Miguel Figueiredo

199 - 214

Ver todos los números