Práticas Artísticas e Culturais para a inclusão de estudantes provenientes dos Países de Língua Oficial Portuguesa – um estudo de caso no Instituto Politécnico de Setúbal

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

João António Ramos Baptista
https://orcid.org/0009-0004-8347-2958
Ana Luísa de Oliveira Pires
https://orcid.org/0000-0001-9680-4051

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar o estudo denominado “Práticas artísticas e culturais para a inclusão de estudantes provenientes dos Países de Língua Oficial Portuguesa – um estudo de caso no Instituto Politécnico de Setúbal”, no âmbito do Mestrado em “Educação, Práticas Artísticas e Inclusão”, e realizado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS).


Dos resultados do estudo salienta-se que existe uma crescente procura de estudantes dos Países de Língua Oficial Portuguesa - PLOP nos Cursos do IPS, tendência essa generalizada nas restantes instituições de ensino superior portuguesas, sendo que estes estudantes se deparam com constrangimentos diferenciadores dos restantes estudantes do ensino superior português.


Dentre outras medidas, retira-se do estudo que as práticas artísticas e culturais podem ter um papel de promoção da interculturalidade, facilitadoras da divulgação de atividades e de serviços da comunidade educativa e também da comunidade local, e serem catalisadoras de aproximação cultural e de dinâmicas interpessoais entre estudantes, pessoal docente e trabalhadores promovendo, desse modo, mecanismos de inclusão, participação, prevenção do absentismo e abandono escolar, e potencialmente de captação de novos estudantes.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Ramos Baptista, J. A., & Pires, A. L. de O. (2026). Práticas Artísticas e Culturais para a inclusão de estudantes provenientes dos Países de Língua Oficial Portuguesa – um estudo de caso no Instituto Politécnico de Setúbal. Medi@ções, 14(1), 104–126. Obtido de https://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/495
Secção
Dossier