A exploração didática da horta escolar no 1.º ciclo do ensino básico

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Joana Lopes
Sílvia Ferreira
https://orcid.org/0000-0003-0646-1601
Helena Simões

Resumo

Este artigo foca-se na temática da exploração didática da horta escolar, em articulação com a promoção da literacia alimentar dos alunos do 1.º ciclo do ensino, numa turma de 4.º ano de escolaridade. Recorre-se à metodologia de investigação sobre a prática profissional, centrando-se o presente artigo na apresentação e discussão de dados que resultaram da aplicação de inquéritos por questionário e da realização de entrevistas aos alunos e da observação participante. Os resultados obtidos parecem evidenciar a aquisição de aprendizagens nos alunos ao nível da literacia alimentar, especialmente no que se refere aos cuidados com a horta e seus benefícios para uma alimentação saudável e sustentável; aos ciclos de vida das plantas, através da sua exploração em contexto real; e ao desenvolvimento das capacidades de processos científicos como observar, interpretar dados e comunicar.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Lopes, J., Ferreira, S., & Simões, H. (2024). A exploração didática da horta escolar no 1.º ciclo do ensino básico. Medi@ções, 12(2), 89–110. Obtido de https://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/430
Secção
Dossier