A exploração didática da horta escolar no 1.º ciclo do ensino básico
Contenido principal del artículo
Resumen
Este artigo foca-se na temática da exploração didática da horta escolar, em articulação com a promoção da literacia alimentar dos alunos do 1.º ciclo do ensino, numa turma de 4.º ano de escolaridade. Recorre-se à metodologia de investigação sobre a prática profissional, centrando-se o presente artigo na apresentação e discussão de dados que resultaram da aplicação de inquéritos por questionário e da realização de entrevistas aos alunos e da observação participante. Os resultados obtidos parecem evidenciar a aquisição de aprendizagens nos alunos ao nível da literacia alimentar, especialmente no que se refere aos cuidados com a horta e seus benefícios para uma alimentação saudável e sustentável; aos ciclos de vida das plantas, através da sua exploração em contexto real; e ao desenvolvimento das capacidades de processos científicos como observar, interpretar dados e comunicar.
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A revista Medi@ções solicita a concordância com a Declaração de Direitos de Autor, ficando todos os conteúdos licenciados de acordo com Creative Commons Attribuition 4.0