A exploração didática da horta escolar no 1.º ciclo do ensino básico

Contenido principal del artículo

Joana Lopes
Sílvia Ferreira
https://orcid.org/0000-0003-0646-1601
Helena Simões

Resumen

Este artigo foca-se na temática da exploração didática da horta escolar, em articulação com a promoção da literacia alimentar dos alunos do 1.º ciclo do ensino, numa turma de 4.º ano de escolaridade. Recorre-se à metodologia de investigação sobre a prática profissional, centrando-se o presente artigo na apresentação e discussão de dados que resultaram da aplicação de inquéritos por questionário e da realização de entrevistas aos alunos e da observação participante. Os resultados obtidos parecem evidenciar a aquisição de aprendizagens nos alunos ao nível da literacia alimentar, especialmente no que se refere aos cuidados com a horta e seus benefícios para uma alimentação saudável e sustentável; aos ciclos de vida das plantas, através da sua exploração em contexto real; e ao desenvolvimento das capacidades de processos científicos como observar, interpretar dados e comunicar.

Detalles del artículo

Cómo citar
Lopes, J., Ferreira, S., & Simões, H. (2024). A exploração didática da horta escolar no 1.º ciclo do ensino básico. Medi@ções, 12(2), 89–110. https://doi.org/10.60546/mo.v12i2.430
Sección
Dossier