Chamada de artigos
A Revolução Digital: Explorando a Interseção entre Tecnologia e Sociedade

As tecnologias digitais têm estado no centro das intensas transformações socioculturais e político-económicas vividas em todo o mundo nas últimas décadas. Na chamada era do capitalismo de vigilância, a inteligência artificial, a plataformização da internet, os algoritmos e o dataísmo influenciam significativamente as atividades humanas (Poell et al., 2019; van Dijck, 2014; Zuboff, 2019). Os efeitos desta revolução digital parecem ultrapassar em força e dimensão as mudanças vividas durante a revolução industrial, promovendo a polarização do debate público entre o deslumbre com as tecnologias e o pânico em relação aos perigos que acarretam. É neste contexto que se constata a forte interdependência entre a vida social e as tecnologias digitais.
O próximo número da revista Medi@ções (Vol. 13, Nº. 1) dedica-se a debater este contexto de hiperconexão em que vivemos, tendo em conta as consequências da omnipresença das tecnologias digitais nos mais diversos âmbitos micro e macro: desde as práticas e usos individuais ao funcionamento dos Estados, desde as sociabilidades digitais às democracias, desde a vida quotidiana aos sistemas de educação e de comunicação, entre outros. São bem-vindos artigos que proponham reflexões teóricas ou trabalhos empíricos sobre como o digital influencia a sociedade, a cultura e as experiências individuais, considerando oportunidades e riscos.


As editoras convidadas do número temático
Lidia Marôpo, Professora Coordenadora na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e investigadora integrada no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA).
Susana Batista, Professora Auxiliar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Investigadora Integrada no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA).

 

Prazo de envio da submissão:

31 de janeiro de 2025