O desenvolvimento do Pensamento Computacional através da Educação Física: um estudo com uma turma do 4.º ano de escolaridade

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Catarina Barreiros
Célia Mestre
Ana Fátima Pereira

Resumo

Este artigo insere-se no âmbito de uma investigação sobre a prática realizada num estágio da formação inicial de professores no 1.º Ciclo do Ensino Básico e tem como foco a promoção do desenvolvimento do pensamento computacional em articulação com as competências de Educação Física, centrando-se na exploração e articulação de capacidades motoras e de capacidades matemáticas. Será apresentada uma tarefa explorada a partir de uma aula de Educação Física com o objetivo de promover o desenvolvimento do pensamento computacional. A investigação é de natureza qualitativo e os dados foram recolhidos através da observação participante e das produções dos alunos. Os resultados revelaram como os alunos mobilizaram os conteúdos matemáticos associados ao desenvolvimento do pensamento computacional na aula de Educação Física e mostraram como é possível, recorrendo à Educação Física, envolver e motivar os alunos para a aprendizagem da Matemática e para a aprendizagem significativa dos conteúdos destas duas áreas.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Barreiros, C., Mestre, C. ., & Pereira, A. F. (2024). O desenvolvimento do Pensamento Computacional através da Educação Física: um estudo com uma turma do 4.º ano de escolaridade. Medi@ções, 12(2), 130–146. Obtido de https://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/414
Secção
Dossier