O desenvolvimento do Pensamento Computacional através da Educação Física: um estudo com uma turma do 4.º ano de escolaridade
Main Article Content
Abstract
Este artigo insere-se no âmbito de uma investigação sobre a prática realizada num estágio da formação inicial de professores no 1.º Ciclo do Ensino Básico e tem como foco a promoção do desenvolvimento do pensamento computacional em articulação com as competências de Educação Física, centrando-se na exploração e articulação de capacidades motoras e de capacidades matemáticas. Será apresentada uma tarefa explorada a partir de uma aula de Educação Física com o objetivo de promover o desenvolvimento do pensamento computacional. A investigação é de natureza qualitativo e os dados foram recolhidos através da observação participante e das produções dos alunos. Os resultados revelaram como os alunos mobilizaram os conteúdos matemáticos associados ao desenvolvimento do pensamento computacional na aula de Educação Física e mostraram como é possível, recorrendo à Educação Física, envolver e motivar os alunos para a aprendizagem da Matemática e para a aprendizagem significativa dos conteúdos destas duas áreas.
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Medi@ções online journal requests agreement with the Copyright Declaration.
All the contents are licensed in accordance with Creative Commons Attribution 4.0