Aprender fora da escola no 1º ciclo do ensino básico
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Este artigo apresenta os principais resultados de uma investigação realizada pela primeira autora no âmbito do mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico , realizado ao longo da unidade curricular Estágio IV, na instituição Escola Superior de Educação de Setúbal. O estudo foca-se na exploração dos espaços exteriores à escola como promotor das aprendizagens dos alunos, tendo como finalidade compreender de que modos é que a realização de atividades fora da escola contribui para a sua aprendizagem, motivação e participação. O estudo foi desenvolvido seguindo uma abordagem qualitativa, utilizando a observação participante, a entrevista e a pesquisa documental como técnicas de recolha de informação. Como principais conclusões, destaca-se que ao realizar atividades antes e depois da visita de estudo, na sala de aula, e conciliando o trabalho nos dois locais as aprendizagens tornam-se mais significativas e o aluno torna-se mais motivado e participativo ao longo do processo de aprendizagem.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
A revista Medi@ções solicita a concordância com a Declaração de Direitos de Autor, ficando todos os conteúdos licenciados de acordo com Creative Commons Attribuition 4.0