Aprender fora da escola no 1º ciclo do ensino básico

Contenu principal de l'article

Marta Leitão
Ana Luisa Oliveira Pires
https://orcid.org/0000-0001-9680-4051

Résumé

Este artigo apresenta os principais resultados de uma investigação realizada pela primeira autora no âmbito do mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico , realizado ao longo da unidade curricular Estágio IV, na instituição Escola Superior de Educação de Setúbal. O estudo foca-se na exploração dos espaços exteriores à escola como promotor das aprendizagens dos alunos, tendo como finalidade compreender de que modos é que a realização de atividades fora da escola contribui para a sua aprendizagem, motivação e participação. O estudo foi desenvolvido seguindo uma abordagem qualitativa, utilizando a observação participante, a entrevista e a pesquisa documental como técnicas de recolha de informação. Como principais conclusões, destaca-se que ao realizar atividades antes e depois da visita de estudo, na sala de aula, e conciliando o trabalho nos dois locais as aprendizagens tornam-se mais significativas e o aluno torna-se mais motivado e participativo ao longo do processo de aprendizagem.

Renseignements sur l'article

Comment citer
Leitão, M., & Oliveira Pires, A. L. (2024). Aprender fora da escola no 1º ciclo do ensino básico. Medi@ções, 12(2), 50–71. https://doi.org/10.60546/mo.v12i2.419
Rubrique
Dossier