Aprender fora da escola no 1º ciclo do ensino básico
Contenido principal del artículo
Resumen
Este artigo apresenta os principais resultados de uma investigação realizada pela primeira autora no âmbito do mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico , realizado ao longo da unidade curricular Estágio IV, na instituição Escola Superior de Educação de Setúbal. O estudo foca-se na exploração dos espaços exteriores à escola como promotor das aprendizagens dos alunos, tendo como finalidade compreender de que modos é que a realização de atividades fora da escola contribui para a sua aprendizagem, motivação e participação. O estudo foi desenvolvido seguindo uma abordagem qualitativa, utilizando a observação participante, a entrevista e a pesquisa documental como técnicas de recolha de informação. Como principais conclusões, destaca-se que ao realizar atividades antes e depois da visita de estudo, na sala de aula, e conciliando o trabalho nos dois locais as aprendizagens tornam-se mais significativas e o aluno torna-se mais motivado e participativo ao longo do processo de aprendizagem.
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A revista Medi@ções solicita a concordância com a Declaração de Direitos de Autor, ficando todos os conteúdos licenciados de acordo com Creative Commons Attribuition 4.0