Debater para aprender: A estratégia de debate no 1.º CEB
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O presente artigo resulta de um trabalho de investigação implementado durante a formação inicial sobre a implementação da estratégia de debate nas práticas de ensino. Com esta publicação pretende-se incentivar outros docentes a compreender e a refletir sobre a adoção da estratégia de debate no 1.º ciclo no Ensino Básico.
Tal como o mundo se encontra em constante mudança, alguns dos interesses e necessidades manifestadas pelas crianças vão ao encontro destas alterações. Assim sendo, tendo em consideração que é na escola que os/as alunos/as adquirem as principais competências e conhecimentos fundamentais para o seu crescimento e acreditando numa prática pedagógica assente na cooperação entre todos os membros da sala, isto é, entre o/a docente e os/as alunos/as, é crucial que esta se assuma como um lugar onde, tal como os adultos, as crianças também possam exercer os seus direitos – e deveres.
Deste modo, durante um estágio curricular, mais concretamente numa turma do 3.º ano de escolaridade, e perante uma partilha relevante das crianças, considerei crucial dar resposta ao interesse evidenciado. À vista disso e com o objetivo de promover a formação cidadã participada e democrática, bem como a partilha e consciencialização de temáticas sociais, recorreu-se a uma das metodologias importantes para o desenvolvimento e aquisição da componente cidadã, nomeadamente a estratégia de debate.
Em suma, estes momentos livres de partilhas demonstraram ser vantajosos para as crianças, já que proporcionaram o desenvolvimento e/ou a apropriação de atitudes, capacidades e competências inerentes à formação cidadã, como é o caso da argumentação, reflexão, respeito, entre outros, mas também a consciencialização do mundo que as rodeia e, consequentemente, permitir que se traga o quotidiano para a sala de aula.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
A revista Medi@ções solicita a concordância com a Declaração de Direitos de Autor, ficando todos os conteúdos licenciados de acordo com Creative Commons Attribuition 4.0