Debater para aprender: A estratégia de debate no 1.º CEB

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Rita Santos
Carla Cibele Figueiredo

Resumo

O presente artigo resulta de um trabalho de investigação implementado durante a formação inicial sobre a implementação da estratégia de debate nas práticas de ensino. Com esta publicação pretende-se incentivar outros docentes a compreender e a refletir sobre a adoção da estratégia de debate no 1.º ciclo no Ensino Básico.


Tal como o mundo se encontra em constante mudança, alguns dos interesses e necessidades manifestadas pelas crianças vão ao encontro destas alterações. Assim sendo, tendo em consideração que é na escola que os/as alunos/as adquirem as principais competências e conhecimentos fundamentais para o seu crescimento e acreditando numa prática pedagógica assente na cooperação entre todos os membros da sala, isto é, entre o/a docente e os/as alunos/as, é crucial que esta se assuma como um lugar onde, tal como os adultos, as crianças também possam exercer os seus direitos – e deveres.


Deste modo, durante um estágio curricular, mais concretamente numa turma do 3.º ano de escolaridade, e perante uma partilha relevante das crianças, considerei crucial dar resposta ao interesse evidenciado. À vista disso e com o objetivo de promover a formação cidadã participada e democrática, bem como a partilha e consciencialização de temáticas sociais, recorreu-se a uma das metodologias importantes para o desenvolvimento e aquisição da componente cidadã, nomeadamente a estratégia de debate.


Em suma, estes momentos livres de partilhas demonstraram ser vantajosos para as crianças, já que proporcionaram o desenvolvimento e/ou a apropriação de atitudes, capacidades e competências inerentes à formação cidadã, como é o caso da argumentação, reflexão, respeito, entre outros, mas também a consciencialização do mundo que as rodeia e, consequentemente, permitir que se traga o quotidiano para a sala de aula.

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Como Citar
Santos, R., & Figueiredo, C. C. (2024). Debater para aprender: A estratégia de debate no 1.º CEB. Medi@ções, 12(2), 72–88. Obtido de https://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/424
Secção
Dossier