Uma jornada na exploração do potencial dos jogos no ensino do 1.º CEB
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Resumo
O presente artigo parte de uma reflexão sobre a experiência de investigação e intervenção pedagógica “Jogar e Aprender: exploração do potencial dos jogos no ensino do 1.ºCEB”, desenvolvida no contexto da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º CEB. Enquadra-se num paradigma de investigação qualitativa e segue uma abordagem de investigação sobre a própria prática, utilizando como estratégias de recolha de dados a observação participante e a pesquisa e análise documental.
Deste modo, pretende-se descrever e refletir sobre a utilização dos jogos em contexto educativo. Defende-se que os jogos, para além de promoverem potenciais aprendizagens significativas, são uma atividade lúdica intrínseca ao ser humano.
Por fim, conclui-se que os resultados deste estudo evidenciam que através dos jogos as crianças interagem e constroem as suas aprendizagens, sendo o jogo uma ferramenta essencial no processo de ensino-aprendizagem.
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