Uma jornada na exploração do potencial dos jogos no ensino do 1.º CEB

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Inês Zambujo
Elisabete X. Gomes
https://orcid.org/0000-0001-6635-6307

Resumo

O presente artigo parte de uma reflexão sobre a experiência de investigação e intervenção pedagógica “Jogar e Aprender: exploração do potencial dos jogos no ensino do 1.ºCEB”, desenvolvida no contexto da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º CEB. Enquadra-se num paradigma de investigação qualitativa e segue uma abordagem de investigação sobre a própria prática, utilizando como estratégias de recolha de dados a observação participante e a pesquisa e análise documental.


Deste modo, pretende-se descrever e refletir sobre a utilização dos jogos em contexto educativo. Defende-se que os jogos, para além de promoverem potenciais aprendizagens significativas, são uma atividade lúdica intrínseca ao ser humano.


Por fim, conclui-se que os resultados deste estudo evidenciam que através dos jogos as crianças interagem e constroem as suas aprendizagens, sendo o jogo uma ferramenta essencial no processo de ensino-aprendizagem.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Zambujo, I., & Gomes, E. X. (2024). Uma jornada na exploração do potencial dos jogos no ensino do 1.º CEB. Medi@ções, 12(2), 35–49. Obtido de https://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/416
Secção
Dossier