Estudo das alterações climáticas no 1.º ciclo do ensino básico

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Matilde Lima
Sílvia Ferreira
https://orcid.org/0000-0003-0646-1601

Resumo

Este artigo tem como ponto de partida um estudo cujo principal propósito consistiu na promoção das aprendizagens dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico sobre as alterações climáticas e os seus impactos ambientais, no âmbito de uma intervenção pedagógica na formação inicial de professores. Para a realização da intervenção, recorreu-se a uma investigação de natureza qualitativa, nomeadamente a uma investigação sobre a prática. Os dados foram recolhidos através da observação participante, de inquérito por questionário e da análise documental das produções dos alunos. Os resultados obtidos parecem evidenciar que, a partir das diferentes atividades da sequência didática, os alunos adquiriram conhecimentos, capacidades e atitudes relativamente aos temas em estudo. Discutem-se algumas implicações destes resultados no processo de ensino e aprendizagem sobre alterações climáticas.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Lima, M., & Ferreira, S. (2024). Estudo das alterações climáticas no 1.º ciclo do ensino básico. Medi@ções, 12(2), 111–129. Obtido de https://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/408
Secção
Dossier