A construção partilhada de uma Escola de Educação como organização aprendente

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Ana Teresa Brito
https://orcid.org/0000-0002-5699-808X
Lourdes Mata
https://orcid.org/0000-0001-8645-246X

Resumo

Neste artigo procuramos refletir sobre o processo de construção da identidade de uma escola de formação inicial de educadores/as de infância e professores/as do 1ºCEB. Esta reflexão é sustentada e balizada pelo conceito de organização aprendente e das suas várias componentes. Por fim, caraterizamos a nossa visão identitária formativa, organizada em cinco eixos estruturantes: importância da relação pedagógica; apoio à reflexividade fundamentada; perspetiva sistémica; centralidade do brincar na pedagogia da infância e valorização das expressões na abordagem pedagógica. Concluímos que este é um processo em permanente reconstrução de modo a manter viva e regenerativa a identidade da Escola de Educação, enfrentando os constrangimentos contextuais e legislativos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Brito, A. T., & Mata, L. (2024). A construção partilhada de uma Escola de Educação como organização aprendente. Medi@ções, 12(2), 18–34. Obtido de https://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/422
Secção
Dossier