A construção partilhada de uma Escola de Educação como organização aprendente

Contenido principal del artículo

Ana Teresa Brito
https://orcid.org/0000-0002-5699-808X
Lourdes Mata
https://orcid.org/0000-0001-8645-246X

Resumen

Neste artigo procuramos refletir sobre o processo de construção da identidade de uma escola de formação inicial de educadores/as de infância e professores/as do 1ºCEB. Esta reflexão é sustentada e balizada pelo conceito de organização aprendente e das suas várias componentes. Por fim, caraterizamos a nossa visão identitária formativa, organizada em cinco eixos estruturantes: importância da relação pedagógica; apoio à reflexividade fundamentada; perspetiva sistémica; centralidade do brincar na pedagogia da infância e valorização das expressões na abordagem pedagógica. Concluímos que este é um processo em permanente reconstrução de modo a manter viva e regenerativa a identidade da Escola de Educação, enfrentando os constrangimentos contextuais e legislativos.

Detalles del artículo

Cómo citar
Brito, A. T., & Mata, L. (2024). A construção partilhada de uma Escola de Educação como organização aprendente. Medi@ções, 12(2), 18–34. https://doi.org/10.60546/mo.v12i2.422
Sección
Dossier