Este número da Medi@ções, dedicado à Educação de Infância, procura evidenciar e afirmar a centralidade da educação de infância enquanto primeira etapa da formação da pessoa, numa perspetiva democrática, participativa, inclusiva e de cidadania crítica. Reforçando a relevância da investigação em Educação de Infância, tanto em contextos académicos como profissionais, este número procura destacar a dimensão crítica e reflexiva da investigação neste campo de práticas, particularmente entendida como um eixo fundamental da formação (inicial e contínua) dos profissionais que nele atuam, como uma forma de ultrapassar as redutoras dicotomias entre teoria e prática, contribuindo para a construção de uma praxis que faz parte integrante do conhecimento profissional da educação de infância.

O número integra um leque diversificado de artigos de diferente natureza, com incidência particular em estudos e narrativas em contextos de Creche e Jardim de Infância, e ainda noutro contexto em que os/as profissionais desenvolvem a sua atividade: o hospital.  

Publicado: 2022-07-19

Editorial

Estudos e Narrativas em Educação de Infância

Ana Luísa Oliveira Pires; Augusto Pinheiro

1 - 7

Etnia, Identidade e Inclusão

Mónica Condinho, Ana Teresa Brito

101 - 113

O sentido do tempo das crianças nos contextos de educação de infância

Mónica Pereira, Ana Teresa Brito, Lourdes Mata

132 - 142

O educador na equipa multidisciplinar da Pediatria no hospital

Maria Margarida Carvalho Branquinho Alves

160 - 180