Educuidar na Educação de Infância Narrativas dos sentidos e vivências da Prática de Ensino Supervisionada
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Nos últimos anos, apesar de se registarem grandes evoluções no atendimento à criança, a tensão entre cuidar/educar ainda é um dos dilemas da educação nas primeiras idades, principalmente no quotidiano da prática pedagógica de alguns educadores de infância, porque em termos teóricos, existe consenso na sua indissociabilidade.
O presente texto sustenta-se num estudo acerca desta temática, realizado no âmbito da componente de Prática de Ensino Supervisionada de um Mestrado em Educação Pré-Escolar, onde se procurou compreender de que forma o educuidar estava presente nas práticas pedagógicas das educadoras cooperantes e qual o significado e valorização atribuído ao cuidado.
O estudo foi desenvolvido com base na metodologia de investigação-ação, assente numa abordagem de cariz qualitativa, da qual fazem parte procedimentos de recolha e tratamento de informação que completam todo o processo investigativo, nomeadamente, a pesquisa documental, entrevistas e observação com recurso a registos através de fotografias e notas de campo.
Através da análise da informação recolhida e da intervenção realizada, destaca-se uma ação assente num envolvimento entre cuidados e educação numa perspetiva integradora, promovendo e valorizando a criação de vínculos afetivos entre o adulto e a criança, fundamentais para o bem-estar de todos os envolvidos.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
A revista Medi@ções solicita a concordância com a Declaração de Direitos de Autor, ficando todos os conteúdos licenciados de acordo com Creative Commons Attribuition 4.0