Editorial Estudos e Narrativas em Educação de Infância

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Ana Luísa Oliveira Pires
https://orcid.org/0000-0001-9680-4051
Augusto Pinheiro

Resumo

Este número da Medi@ções, dedicado à Educação de Infância, procura evidenciar e afirmar a centralidade da educação de infância enquanto primeira etapa da formação da pessoa, numa perspetiva democrática, participativa, inclusiva e de cidadania crítica. Reforçando a relevância da investigação em Educação de Infância, tanto em contextos académicos como profissionais, este número procura destacar a dimensão crítica e reflexiva da investigação neste campo de práticas, particularmente entendida como um eixo fundamental da formação (inicial e contínua) dos profissionais que nele atuam, como uma forma de ultrapassar as redutoras dicotomias entre teoria e prática, contribuindo para a construção de uma praxis que faz parte integrante do conhecimento profissional da educação de infância.
O número integra um leque diversificado de artigos de diferente natureza, com incidência particular em estudos e narrativas em contextos de Creche e Jardim de Infância, e ainda noutro contexto em que os/as profissionais desenvolvem a sua atividade: o hospital.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Oliveira Pires, A. L., & Pinheiro, A. (2022). Editorial: Estudos e Narrativas em Educação de Infância. Medi@ções, 10(1), 1–7. Obtido de https://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/353
Secção
Editorial