Histórias para a infância: articulação entre a Língua e a Matemática em contexto de jardim de infância

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Catarina Delgado
https://orcid.org/0000-0001-8146-1236
Mariana Pinto
https://orcid.org/0000-0002-3077-3202
Fátima Mendes
https://orcid.org/0000-0002-7112-9034
Ana Luísa Costa
https://orcid.org/0000-0002-2529-4135

Resumo

O projeto ARTICULAR surge do reconhecimento de dificuldades de Educadoras Estagiárias em planificar e executar intervenções educativas integrando aprendizagens da área da língua e da matemática em contexto de jardim de infância. Neste artigo, analisam-se em concreto duas propostas didáticas, construídas a partir de livros infantis. Desta análise, salienta-se uma perspetiva de articulação que, mais do que uma junção de tarefas, constitui um caminho para aprendizagens integradas e integradoras.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Delgado, C. ., Pinto, M. ., Mendes, F., & Costa, A. L. (2022). Histórias para a infância: articulação entre a Língua e a Matemática em contexto de jardim de infância . Medi@ções, 10(1), 114–131. Obtido de https://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/341
Secção
Dossier
Biografias Autor

Catarina Delgado, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal

Catarina Delgado é licenciada em Ensino da Matemática (1995) e doutora em Educação, na especialidade em Didática da Matemática (2014). É Professora Coordenadora na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. De entre as suas áreas de interesse, destaca-se as práticas profissionais de educadores e professores no ensino da matemática. É autora de livros, de capítulos de livros e de artigos publicados em revistas especializadas na área da didática da Matemática e tem participado em vários projetos de investigação e de desenvolvimento. Atualmente, é membro da equipa do projeto de investigação Reason - Raciocínio Matemático e Formação de Professores, do projeto RED – Recursos Educativos Digitais e do projeto ARTICULAR - Uma experiência de articulação curricular na formação inicial de educadores e professores do 1.º ciclo, desenvolvido na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.

Mariana Pinto, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal

Mariana Pinto é licenciada em Ensino de Português-Francês, Mestre em Educação, especialidade em Supervisão Pedagógica em Ensino de Português e doutora em Didática e Formação, especialidade em Didática e Desenvolvimento Curricular. É professora adjunta na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Desenvolve a sua atividade profissional na formação inicial e contínua de educadores e professores desde 1997 e é autora de capítulos de livros e artigos publicados em revistas na área da didática da língua. Tem participado em vários projetos de investigação e de desenvolvimento, sendo atualmente membro do LabELing – laboratório de Educação em Línguas, e do grupo ProTextos – Ensino e Aprendizagem da Escrita, da Universidade de Aveiro. Integra, também, a equipa do projeto ARTICULAR – Uma experiência de articulação curricular na formação inicial de educadores e professores do 1.º ciclo, um projeto de inovação pedagógica desenvolvido na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.

Fátima Mendes, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal

Fátima Mendes é licenciada em Matemática, Ramo de Formação Educacional, mestre em Educação e Desenvolvimento e doutora em Educação, especialidade em Didática da Matemática. É Professora Coordenadora na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Desenvolve a sua atividade profissional na formação inicial e contínua de educadores e professores desde 1988. É autora de livros, capítulos de livros e artigos publicados em revistas especializadas na área da didática da Matemática e tem participado em vários projetos de investigação e de desenvolvimento. Atualmente, é membro da equipa do projeto de investigação Reason - Raciocínio Matemático e Formação de Professores, do projeto RED – Recursos Educativos Digitais e do projeto ARTICULAR - Uma experiência de articulação curricular na formação inicial de educadores e professores do 1.º ciclo, um projeto de inovação pedagógica desenvolvido na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.

Ana Luísa Costa, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal

Ana Luísa Costa é licenciada em LLM-Estudos Portugueses e Espanhóis e doutorada em Linguística, na especialidade de Linguística Educacional, pela Universidade de Lisboa. Pertenceu, como bolseira de pós-doutoramento, à equipa do Post Scriptum: Arquivo digital da escrita quotidiana em Portugal e Espanha na época moderna, projeto do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, financiado pelo European Research Council. É Professora Adjunta na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE-IPS), investigadora no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa e cocoordenadora do EduLing SIG da ARLE. As suas áreas de investigação são a didática da língua, a literacia e a variação linguística. Atualmente, integra a equipa da rede europeia de universidades E3UDRES2, no IPS, e a equipa do projeto ARTICULAR – Uma experiência de articulação curricular na formação inicial de educadores e professores do 1.º ciclo, um projeto de inovação pedagógica desenvolvido na ESE-IPS.