Ser Educadora de Infância em diferentes Contextos Um percurso, Desafios e Aprendizagens Pessoais e Profissionais

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Teresa Matos

Resumo

O artigo aqui apresentado, é uma breve reflexão sobre a importância das aprendizagens, dos momentos formativos, vivências significativas, que ocorrem nos contextos educativos: creches, jardins de infância, bibliotecas, entre outros, de natureza tão diversa.


Descrevo e analiso o meu percurso profissional realizado ao longo de 38 anos como educadora de infância, em diferentes contextos, destacando a riqueza das interações realizadas com crianças, famílias e profissionais de educação. Estas interações representaram para mim e certamente para todos os educadores, momentos e espaços de enriquecimento que devem ser valorizados e partilhados numa perspetiva de aprendizagens coletivas feitas ao longo do percurso e do exercício da profissão Educador de Infância.


Não faço uma narrativa pormenorizada do meu percurso, (essa está no curriculum vitae), mas abordo questões que me parecem ser transversais a todos os profissionais e aos contextos em que estão inseridos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Teresa. (2022). Ser Educadora de Infância em diferentes Contextos : Um percurso, Desafios e Aprendizagens Pessoais e Profissionais. Medi@ções, 10(1), 181–195. Obtido de https://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/330
Secção
Dossier
Biografia Autor

Teresa Matos, Colégio do ValeCharneca da Caparica

Diretora Pedagógica do Colégio do Vale Responsável pela formação MEM