A emergência do pensamento algébrico: padrões na creche e no jardim de infância

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Joana Reimão
https://orcid.org/0000-0002-0321-3090
Fátima Mendes
https://orcid.org/0000-0002-7112-9034

Resumo

O estudo apresentado tem como objetivo compreender o modo como crianças de creche e jardim de infância evidenciam aspetos da emergência do pensamento algébrico no contexto de atividades com padrões. São analisadas as atividades de crianças com padrões, espontâneas ou propostas pela educadora estagiária. Os resultados evidenciam que as crianças envolvidas são capazes de descrever, inventar e continuar um padrão de repetição e identificar a sua unidade de repetição.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Reimão, J., & Mendes, F. (2022). A emergência do pensamento algébrico: padrões na creche e no jardim de infância. Medi@ções, 10(1), 55–71. Obtido de https://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/342
Secção
Dossier
Biografias Autor

Joana Reimão, Colégio Cantinho das Descobertas - Montijo

Joana Reimão é licenciada em Educação Básica e mestre em Educação Pré-Escolar, tendo concluído a sua formação em julho de 2020 pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Atualmente desenvolve a sua prática profissional na valência de creche no Colégio Cantinho das Descobertas no Montijo.

Fátima Mendes, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal

Fátima Mendes é licenciada em Matemática, Ramo de Formação Educacional, mestre em Educação e Desenvolvimento e doutora em Educação, especialidade em Didática da Matemática. É Professora Coordenadora na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Desenvolve a sua atividade profissional na formação inicial e contínua de educadores e professores desde 1988. É autora de livros, capítulos de livros e artigos publicados em revistas especializadas na área da didática da Matemática e tem participado em vários projetos de investigação e de desenvolvimento. Atualmente, é membro da equipa do projeto de investigação Reason - Raciocínio Matemático e Formação de Professores, do projeto RED – Recursos Educativos Digitais e do projeto ARTICULAR - Uma experiência de articulação curricular na formação inicial de educadores e professores do 1.º ciclo, um projeto de inovação pedagógica desenvolvido na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.