The emergence of algebraic thinking: patterns in kindergarten and nursery school

Main Article Content

Joana Reimão
https://orcid.org/0000-0002-0321-3090
Fátima Mendes
https://orcid.org/0000-0002-7112-9034

Abstract

The study presented aims to understand how kindergarten and nursery school children show aspects of the emergence of algebraic thinking in the context of activities with patterns. Children's activities with patterns, spontaneous or proposed by the preservice teacher, were analyzed. The results show that the children involved are able to describe, invent and continue a repetitive pattern and identify its repeating unit.

Article Details

How to Cite
Reimão, J., & Mendes, F. (2022). The emergence of algebraic thinking: patterns in kindergarten and nursery school. Medi@ções, 10(1), 55–71. https://doi.org/10.60546/mo.v10i1.342
Section
Dossier
Author Biographies

Joana Reimão, Colégio Cantinho das Descobertas - Montijo

Joana Reimão é licenciada em Educação Básica e mestre em Educação Pré-Escolar, tendo concluído a sua formação em julho de 2020 pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Atualmente desenvolve a sua prática profissional na valência de creche no Colégio Cantinho das Descobertas no Montijo.

Fátima Mendes, ESE/IPS

Fátima Mendes é licenciada em Matemática, Ramo de Formação Educacional, mestre em Educação e Desenvolvimento e doutora em Educação, especialidade em Didática da Matemática. É Professora Coordenadora na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Desenvolve a sua atividade profissional na formação inicial e contínua de educadores e professores desde 1988. É autora de livros, capítulos de livros e artigos publicados em revistas especializadas na área da didática da Matemática e tem participado em vários projetos de investigação e de desenvolvimento. Atualmente, é membro da equipa do projeto de investigação Reason - Raciocínio Matemático e Formação de Professores, do projeto RED – Recursos Educativos Digitais e do projeto ARTICULAR - Uma experiência de articulação curricular na formação inicial de educadores e professores do 1.º ciclo, um projeto de inovação pedagógica desenvolvido na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.