É consensual, entre os profissionais de Educação, que a aprendizagem da Matemática está fortemente relacionada com o papel desempenhado pelo educador/a ou professor/a na sua prática letiva. Por exemplo, as ações que desenvolve e as tarefas que propõe às crianças, jovens e adultos determinam diferentes oportunidades de aprendizagem. O modo como gere as interações na sala de aula ou em outros contextos educativos, as conexões que estabelece entre as várias temáticas dentro e fora da matemática e com a vida real, assim como o tipo de recursos que utiliza, influenciam a natureza dessa aprendizagem.
Este número inclui um conjunto de artigos focados na investigação em Educação Matemática, do Jardim de Infância ao 2.º Ciclo do Ensino Básico, bem como na formação inicial de profissionais da Educação, como forma de alargar a discussão e reflexão sobre a investigação neste âmbito, quer a nível nacional quer internacional.

DOI: https://doi.org/10.60546/mo.v11i1

Publicado: 2023-07-28

Editorial

Fátima Mendes, Catarina Delgado

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