Origami STEAM: Uma proposta de trabalho interdisciplinar na formação de futuros professores de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Neusa Branco
https://orcid.org/0000-0003-4695-0098
Bento Cavadas

Resumo

A educação STEAM tem ganho relevância na formação inicial de professores de Matemática e de Ciências do 2.º CEB. Contudo, por vezes é difícil para os futuros professores relacionar as diferentes áreas STEAM. Neste artigo apresenta-se a perceção de futuras professoras relativamente a relações entre as áreas STEAM, a partir do trabalho que realizaram na proposta designada “Origami STEAM”. Constatou-se que o origami constituiu um objeto pertinente de integração entre as ciências e a matemática, tendo-se revelado uma mais-valia para as futuras professoras compreenderem as oportunidades de relação entre as áreas STEAM.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Branco, N., & Cavadas, B. (2023). Origami STEAM: Uma proposta de trabalho interdisciplinar na formação de futuros professores de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Medi@ções, 11(1), 56–68. https://doi.org/10.60546/mo.v11i1.374
Secção
Dossier
Biografia Autor

Bento Cavadas, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação e CeiED, Universidade Lusófona, Portugal

Bento Cavadas licenciou-se em Ensino de Biologia/Geologia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e doutorou-se em Ciências da Educação, pela Faculdade de Educação da Universidade de Salamanca, com a tese "A evolução dos manuais escolares de Ciências Naturais do ensino secundário em Portugal 1836-2005". É Professor Adjunto na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, na qual coordena o Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciência Naturais no 2.º CEB (desde 2022). É investigador integrado do CeiED, da Universidade Lusófona. É autor de livros de apoio escolar nas áreas de Estudo do Meio, Ciências da Natureza, Ciências Naturais e Biologia/Geologia. Os seus interesses de investigação são nas áreas da didática das ciências, formação de professores, manuais escolares e integração das ciências e da matemática. Integra a equipa do CreativeLab_Sci&Math (http://w3.ese.ipsantarem.pt/eseinv/creative_lab/).