Editorial

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Fátima Mendes
https://orcid.org/0000-0002-7112-9034
Catarina Delgado
https://orcid.org/0000-0001-8146-1236

Resumo

É consensual, entre os profissionais de Educação, que a aprendizagem da Matemática está fortemente relacionada com o papel desempenhado pelo educador/a ou professor/a na sua prática letiva. Por exemplo, as ações que desenvolve e as tarefas que propõe às crianças, jovens e adultos determinam diferentes oportunidades de aprendizagem. O modo como gere as interações na sala de aula ou em outros contextos educativos, as conexões que estabelece entre as várias temáticas dentro e fora da Matemática e com a vida real, assim como o tipo de recursos que utiliza, influenciam a natureza dessa aprendizagem.


Este número especial da Medi@ções tem como foco aprofundar a discussão e reflexão sobre a investigação em Educação Matemática, desde os primeiros anos, bem como na formação inicial de profissionais da Educação. Numa perspetiva de abrangência do tema, inclui artigos com diferentes atores e cenários no processo de ensino e aprendizagem, que incidem sobre investigações com um propósito comum, contribuir para que todos, sem exceção, possam aprender Matemática com compreensão.

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Como Citar
Mendes, F., & Delgado, C. (2023). Editorial. Medi@ções, 11(1), 1–3. https://doi.org/10.60546/mo.v11i1.388
Secção
Editorial
Biografias Autor

Fátima Mendes, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal

Docente do Departamento Ciências e Tecnologias, da área científica de Didática da Matemática, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal

Catarina Delgado, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal

Docente do Departamento Ciências e Sociais e Pedagogia da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal