Editorial
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
É consensual, entre os profissionais de Educação, que a aprendizagem da Matemática está fortemente relacionada com o papel desempenhado pelo educador/a ou professor/a na sua prática letiva. Por exemplo, as ações que desenvolve e as tarefas que propõe às crianças, jovens e adultos determinam diferentes oportunidades de aprendizagem. O modo como gere as interações na sala de aula ou em outros contextos educativos, as conexões que estabelece entre as várias temáticas dentro e fora da Matemática e com a vida real, assim como o tipo de recursos que utiliza, influenciam a natureza dessa aprendizagem.
Este número especial da Medi@ções tem como foco aprofundar a discussão e reflexão sobre a investigação em Educação Matemática, desde os primeiros anos, bem como na formação inicial de profissionais da Educação. Numa perspetiva de abrangência do tema, inclui artigos com diferentes atores e cenários no processo de ensino e aprendizagem, que incidem sobre investigações com um propósito comum, contribuir para que todos, sem exceção, possam aprender Matemática com compreensão.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
A revista Medi@ções solicita a concordância com a Declaração de Direitos de Autor, ficando todos os conteúdos licenciados de acordo com Creative Commons Attribuition 4.0