Editorial
Contenido principal del artículo
Resumen
É consensual, entre os profissionais de Educação, que a aprendizagem da Matemática está fortemente relacionada com o papel desempenhado pelo educador/a ou professor/a na sua prática letiva. Por exemplo, as ações que desenvolve e as tarefas que propõe às crianças, jovens e adultos determinam diferentes oportunidades de aprendizagem. O modo como gere as interações na sala de aula ou em outros contextos educativos, as conexões que estabelece entre as várias temáticas dentro e fora da Matemática e com a vida real, assim como o tipo de recursos que utiliza, influenciam a natureza dessa aprendizagem.
Este número especial da Medi@ções tem como foco aprofundar a discussão e reflexão sobre a investigação em Educação Matemática, desde os primeiros anos, bem como na formação inicial de profissionais da Educação. Numa perspetiva de abrangência do tema, inclui artigos com diferentes atores e cenários no processo de ensino e aprendizagem, que incidem sobre investigações com um propósito comum, contribuir para que todos, sem exceção, possam aprender Matemática com compreensão.
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A revista Medi@ções solicita a concordância com a Declaração de Direitos de Autor, ficando todos os conteúdos licenciados de acordo com Creative Commons Attribuition 4.0