O desenvolvimento desportivo do praticante de Boccia com limitações funcionais Uma proposta de modelo

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Ricardo Chumbinho

Resumo

O desporto é uma potente ferramenta de promoção do desenvolvimento pessoal. A afirmação ganha ainda maior relevância quando aplicada a segmentos especiais da população, como é o caso dos indivíduos com deficiência, particularmente os jovens. No sistema educativo português, em que o paradigma de inclusão passa por ter na escola, todos os jovens em idade escolar, os contextos tendem a ser muito heterogéneos e desafiantes. Neste artigo, propõe-se um modelo de desenvolvimento do jovem praticante de Boccia em contexto escolar, baseado na experiência de uma década de trabalho com jovens, com e sem deficiência.

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Como Citar
Chumbinho, R. (2023). O desenvolvimento desportivo do praticante de Boccia com limitações funcionais: Uma proposta de modelo. Medi@ções, 11(1), 124–138. https://doi.org/10.60546/mo.v11i1.370
Secção
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Biografia Autor

Ricardo Chumbinho, Escola Superior de Educação / Instituto Politécnico de Setúbal

Licenciado em Educação Física e Mestre em Ciências da Educação, pela Faculdade de Motricidade Humana. Título de Professor Especialista através de provas públicas no IPSetúbal. Frequência de Mestrado em Direiro do Desporto. Professor de Educação Física no ensino público desde 1989 e no ensino superior desde 2005, nas a´reas dos Desportos de Natureza e Gestão do Risco. Formador creditado pelo CCPFC em diversas áreas e domínios, para educadores de infância e professores dos ensinos básico e secundário. Vasto trabalho desenvolvido, em diversos contextos nas áreas dos Desportos de Natureza, particularmente Orientação, Boccia e Desporto Escolar. Formador e autor de trabalhos e comunicações em diversas áreas. Participação e/ou responsável pelo desenvolvimento de projetos nos campos desportivo e educacional. Autor de publicações nas áreas dos Desportos de Natureza, Gestão do Risco, Desporto Escolar e Direito do Desporto.