O feedback escrito e a resolução de problemas de Matemática

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Telma Clemente
Catarina Delgado
https://orcid.org/0000-0001-8146-1236

Resumo

Este artigo decorre de um estudo no qual um dos objetivos é compreender o contributo do feedback no processo de resolução de problemas de Matemática. Mais concretamente, visa identificar características do feedback que potenciam a resolução de problemas de Matemática. O estudo referido enquadra-se num paradigma de investigação qualitativo e segue uma abordagem de investigação sobre a prática. Os resultados deste estudo evidenciam que o professor, quando redige feedbacks, deve ter em consideração as operações e estratégias subjacentes ao problema proposto, as dificuldades que os alunos evidenciam nas suas resoluções, as características dos alunos e a tipologia das tarefas propostas.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Clemente, T., & Delgado, C. . (2023). O feedback escrito e a resolução de problemas de Matemática. Medi@ções, 11(1), 21–38. https://doi.org/10.60546/mo.v11i1.376
Secção
Dossier
Biografias Autor

Telma Clemente, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal

É licenciada em Educação Básica (2012) e concluiu o mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico em 2022. É professora num agrupamento de escolas do distrito de Setúbal. Os seus interesses relacionados com a prática profissional incluem a avaliação formativa e a identificação e utilização de técnicas/práticas de avaliação promotoras da aprendizagem dos alunos.

Catarina Delgado, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal

Docente do Departamento Ciências e Tecnologias, da área científica de Didática da Matemática, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal