O desenvolvimento do conhecimento de futuros professores sobre discussões coletivas durante o estudo de aula

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Linda Cardoso
https://orcid.org/0000-0003-3661-2714
João Pedro da Ponte
https://orcid.org/0000-0001-6203-7616
Marisa Quaresma
https://orcid.org/0000-0002-0861-6016

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender como o estudo de aula pode promover o desenvolvimento do conhecimento de futuros professores dos primeiros anos sobre discussões coletivas. Este estudo qualitativo decorreu no último ano do mestrado numa instituição de formação de professores. Participaram no estudo de aula duas futuras professoras, uma professora do ensino superior, um professor cooperante e a investigadora. Os resultados indicam que as futuras professoras desenvolveram conhecimento sobre a preparação e a condução da discussão coletiva durante o estudo de aula. Contribuíram para este desenvolvimento o planeamento e a discussão em grupo, a reflexão sobre as dificuldades que sentiram e observaram e a discussão sobre estratégias de melhoria.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Cardoso, L., da Ponte, J. P., & Quaresma, M. (2023). O desenvolvimento do conhecimento de futuros professores sobre discussões coletivas durante o estudo de aula. Medi@ções, 11(1), 69–81. https://doi.org/10.60546/mo.v11i1.371
Secção
Dossier
Biografias Autor

Linda Cardoso, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Linda Cardoso, mestre em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Atualmente doutoranda em Educação, especialidade de Didática da Matemática no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

João Pedro da Ponte, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

João Pedro da Ponte, doutor em Educação Matemática pela Universidade da Georgia (EUA). Atualmente professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Marisa Quaresma, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Marisa Quaresma, doutora em Educação, especialidade em Didática da Matemática pelo Instituto de Educação. Atualmente professora auxiliar convidada do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.