O pensamento computacional como capacidade matemática nas novas Aprendizagens Essenciais de Matemática: a emergência da algoritmia no 1.º ano de escolaridade
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Neste artigo apresentamos uma sequência de tarefas, realizada no 1.º ano de escolaridade, no âmbito das Aprendizagens Essenciais de Matemática do Ensino Básico (Canavarro et al., 2021). De forma integrada, promoveu-se o conhecimento matemático relativo ao valor posicional e o desenvolvimento da capacidade de pensamento computacional. Conclui-se que os alunos desenvolveram as cinco práticas do pensamento computacional, com relevo para a prática da algoritmia, e que estas contribuíram para o desenvolvimento do conhecimento matemático.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Como Citar
Mestre, C. ., Martins, C., Tourais, C., & Guerra, I. (2023). O pensamento computacional como capacidade matemática nas novas Aprendizagens Essenciais de Matemática: a emergência da algoritmia no 1.º ano de escolaridade. Medi@ções, 11(1), 4–20. https://doi.org/10.60546/mo.v11i1.375
Secção
Dossier
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
A revista Medi@ções solicita a concordância com a Declaração de Direitos de Autor, ficando todos os conteúdos licenciados de acordo com Creative Commons Attribuition 4.0