O pensamento computacional como capacidade matemática nas novas Aprendizagens Essenciais de Matemática: a emergência da algoritmia no 1.º ano de escolaridade

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Célia Mestre
Cristina Martins
https://orcid.org/0000-0002-2852-3765
Cândida Tourais
Isabel Guerra

Resumo


Neste artigo apresentamos uma sequência de tarefas, realizada no 1.º ano de escolaridade, no âmbito das Aprendizagens Essenciais de Matemática do Ensino Básico (Canavarro et al., 2021). De forma integrada, promoveu-se o conhecimento matemático relativo ao valor posicional e o desenvolvimento da capacidade de pensamento computacional. Conclui-se que os alunos desenvolveram as cinco práticas do pensamento computacional, com relevo para a prática da algoritmia, e que estas contribuíram para o desenvolvimento do conhecimento matemático.


##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Mestre, C. ., Martins, C., Tourais, C., & Guerra, I. (2023). O pensamento computacional como capacidade matemática nas novas Aprendizagens Essenciais de Matemática: a emergência da algoritmia no 1.º ano de escolaridade. Medi@ções, 11(1), 4–20. https://doi.org/10.60546/mo.v11i1.375
Secção
Dossier