Medi@ções es una publicación electrónica bianual de la Escola Superior de Educação del Instituto Politécnico de Setúbal, cuyo objetivo es difundir trabajos inéditos en la interfaz de las Ciencias Sociales y Humanas con el campo de la Comunicación y el Lenguaje, la Información, la Educación, las Artes, de Deportes o Entretenimiento. Medi@ções se dedica especialmente a difundir estudios en los campos antes mencionados, fomentando el intercambio de ideas y experiencias y contribuyendo al debate entre diferentes líneas de pensamiento científico.

La revista Medi@ções está indexada en el Directorio y Catálogo del Sistema Regional de Información en Línea de Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal "Latindex" con el número de Folio 25382.

40 anos a fazer escola

2025-01-29

Chamada de artigos

40 anos a fazer escola 

No quadragésimo aniversário da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, convidamos a comunidade presente e passada a participar neste número especial da revista Medi@ções. Queremos reunir, numa visão ampla e periscópica, testemunhos, artigos, entrevistas, ensaios visuais ou escritos, narrativas, etnografias, que foquem os diversos campos culturais, educativos e de formação tocados pela existência desta escola.
O número temático e comemorativo que aqui se apresenta pretende ser testemunho das qualidades específicas da ESE, dos seus efeitos transformadores ao longo dos últimos 40 anos, entre docentes, não docentes, estudantes e alumni, mas também da sua relação com a comunidade não académica, em particular na região de Setúbal. Neste sentido, são esperados contributos nas áreas específicas de formação das licenciaturas e mestrados da ESE, numa perspetiva histórica ou de prática educativa e/ou profissional, mas também de educação não-formal e formação ao longo da vida e de relação com o contexto local e regional.
Para nos aproximarmos do quadro complexo e rico que tem sido a ESE, da rede de relações epistémicas criadas, lança-se um apelo intencionalmente vasto, que pode incluir as seguintes linhas de exploração:
   1. Fazer escola: experiências pedagógicas inovadoras 1985-2025.
   2. O contributo da ESE-IPS na formação de profissionais.
   3. Experiências educativas e formativas não-formais e informais: como se faz uma comunidade.
   4. As ESE e a democratização do ensino superior: educação e territórios.

 

Esta lista não é exaustiva, apelando-se ao envio de contributos relevantes para a compreensão do património imaterial construído e em construção a partir da existência da ESE-IPS.

 

Editoras convidadas

Este número temático tem como editoras convidadas as docentes da ESE Cristina Gomes da Silva, Ana Alcântara e Ana Catarina Pinto.

 

Submissão de propostas até ao dia 30 de abril de 2025

La revolución digital: explorando la intersección de tecnología y sociedad

2024-10-13

Convocatoria de artículos
La revolución digital: explorando la intersección de tecnología y sociedad

Las tecnologías digitales han estado en el centro de las intensas transformaciones socioculturales y político-económicas experimentadas en todo el mundo en las últimas décadas. En la llamada era del capitalismo de vigilancia, la inteligencia artificial, la plataforma de Internet, los algoritmos y el dataísmo influyen significativamente en las actividades humanas (Poell et al., 2019; van Dijck, 2014; Zuboff, 2019). Los efectos de esta revolución digital parecen superar en fuerza y ​​tamaño a los cambios experimentados durante la revolución industrial, promoviendo la polarización del debate público entre la fascinación por las tecnologías y el pánico ante los peligros que entrañan. Es en este contexto donde se puede ver la fuerte interdependencia entre la vida social y las tecnologías digitales.
El próximo número de la revista Medi@ções (Vol. 13, N° 1) está dedicado a debatir este contexto de hiperconexión en el que vivimos, teniendo en cuenta las consecuencias de la ubicuidad de las tecnologías digitales en las más diversas micro y macro esferas: desde las prácticas y usos individuales hasta el funcionamiento de los Estados, desde la sociabilidad digital a las democracias, desde la vida cotidiana hasta los sistemas educativos y de comunicación, entre otros. Damos la bienvenida a artículos que propongan reflexiones teóricas o trabajos empíricos sobre cómo lo digital influye en la sociedad, la cultura y las experiencias individuales, considerando oportunidades y riesgos.

Editores invitados del número temático.

Lidia Marôpo, Professora Coordenadora na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e investigadora integrada no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA).
Susana Batista, Professora Auxiliar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Investigadora Integrada no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA).

Fecha límite de envío de presentaciones:

31 de enero de 2025

 

Vol. 12 Núm. 2 (2024): Formação inicial de educadoras/es e professoras/es

A revista Medi@ções, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, convidou à publicação de artigos, estudos e ensaios reveladores da formação inicial que se faz, aquém e além da legislação e das motivações governamentais, cujo foco se centra na especificidade e na pluralidade dos modos de pensar a formação e abrindo espaço para verificar a heterogeneidade das formas de a fazer. Esta chamada para trabalhos resultou num número especial composto por um conjunto de oito artigos que configuram um importante contributo para a discussão dos modelos, das práticas e da investigação que se faz no contexto da formação inicial de professoras/es e educadoras/es de infância.

Publicado: 2024-12-27

Editorial

Elisabete X. Gomes, Mariana Oliveira Pinto

1 - 3

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