1. Apresentação e finalidade
A Medi@ções é uma publicação eletrónica semestral da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, cuja finalidade é divulgar trabalhos inéditos na interface das Ciências Sociais e Humanas com o campo da Comunicação e Linguagem, da Informação, da Educação, das Artes, do Desporto ou da Animação. A Medi@ções é especialmente vocacionada para divulgar estudos nos domínios referidos, incentivar o intercâmbio de ideias e experiências e contribuir para o debate entre as diferentes de linhas do pensamento científico.
Tem uma periodicidade bianual. As línguas de publicação são o português, o inglês, o castelhano e o francês.

2. Equipa Editorial
A revista é composta pela Direção, que integra um(a) director(a) e dois/duas diretores-adjuntos(as), pertencentes à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.
Possui um Conselho Editorial, com responsabilidades de gestão científica da revista, definição da política editorial e critérios de qualidade, bem como de elaboração de propostas para constituição do Conselho Científico e indicação de revisores da revista. O Conselho Científico integra individualidades nacionais e internacionais.

3. Propostas de artigos
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a um conjunto de normas:
. A contribuição é original e inédita, e não está a ser avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor";
. Os documentos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 5MB);
. todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídos no texto (Ex.: http://www.ibict.br) encontram-se activos;
. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores;
. A identificação de autoria do trabalho é removida dos arquivo e da opção Propriedades do Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurar a Avaliação Cega por Pares.
- As propostas de artigos devem ser escritas de modo a que o anonimato seja garantido no processo de revisão, evitando a menção a locais ou instituições que permitam identificar a autoria do texto. Se o autor desejar referir trabalhos pessoais, poderá fazê-lo indicando-os no texto e na lista de referências do seguinte modo: (XXXXX, 2013).
A informação completa será incluída no artigo depois do processo de revisão estar concluído. As propostas submetidas para publicação devem ser colocadas na página Web da revista em anexo em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
A identificação completa do artigo — título, nome e afiliação institucional dos autores, endereço eletrónico e breve nota biográfica de cada autor (máximo 1 000 caracteres) - deve ser submetida também na página Web da revista mas em ficheiro separado, em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
No final de cada artigo agregar-se-á a breve nota biográfica dos autor que inclui instituição, actividade académica ou profissional, publicações e experiências em projectos.

4. Processo de revisão
Os artigos submetidos que cumpram as normas estabelecidas são sujeitos a uma avaliação cega por pares, por dois ou mais revisores e seguindo critérios definidos:  (i) Relevância e originalidade (ii) Clareza do texto (iii) Organização e consistência (iv) Fundamentação teórica (v) Quadro metodológico (nos casos em que se justifique) (vi) Apresentação e análise de dados empíricos (nos casos em que se justifique).

Os revisores são individualidades académicas, científicas e profissionais relevantes na(s) área(s) de publicação. O resultado da avaliação realizada pelos revisores deverá ser enquadrada numa das seguintes decisões: a) publicar artigo, sem alterações; b) publicar artigo com algumas alterações; c) publicar o artigo com alterações, sujeito a nova apreciação pelo(s) Revisor(es); d) não publicar o artigo. propostas aceites poderão não serão publicadas por ordem de chegada. Após a sua publicação, o diretor informará o primeiro autor de cada artigo da sua publicação.

Considerando os pareceres dos revisores e a sua própria avaliação, o diretor comunica ao autor a decisão sobre a proposta apresentada, incluindo sugestões para a sua reformulação ou indicando razões que levaram à decisão de não publicação (conforme o caso).


No final de cada ano será publicada a lista das pessoas que participaram no processo de revisão nesse ano.