A Família na Cooperação com a Escola: perceções e expectativas sobre o suporte aos Trabalhos de Casa

Contenu principal de l'article

Maria Júlia Morgado
Isaura Pedro
https://orcid.org/0000-0002-2340-5858
Sandra Nunes

Résumé

Este estudo desenvolvido numa escola em Setúbal visou compreender de que forma pais/encarregados de educação e seus representantes entendem o suporte aos trabalhos de casa; perceções do seu papel e expectativas do papel dos professores, bem como identificar constrangimentos reportados na colaboração entre pais e professores neste domínio. Os resultados sublinham a necessidade de rever políticas de escola promotoras de uma clara compreensão de papéis e expectativas mútuas para uma eficaz articulação entre estes atores educativos.

Renseignements sur l'article

Comment citer
Morgado, M. J., Pedro, I., & Nunes, S. (2022). A Família na Cooperação com a Escola: : perceções e expectativas sobre o suporte aos Trabalhos de Casa. Medi@ções, 10(2), 35–49. https://doi.org/10.60546/mo.v10i2.361
Rubrique
Dossier
Biographie de l'auteur-e

Isaura Pedro, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal

Professora Adjunta na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Fez formação inicial em Psicologia e em Educação pela Arte, realizou formação especializada em Psicologia e Ciências da Educação pela Université de Provence. Concluiu o doutoramento em Psicologia pela Faculdadede Psicologia e das Ciências da Educação da Universidade do Porto. Professora adjunta desde janeiro de 2018 na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal no Curso de Animação e Intervenção Sociocultural. Foi docente, em exclusividade, no ISPA -Instituto Universitário de 1989 a 2009 com docência nas áreas de Psicologia Educacional e Psicologia Comunitária. Foi docente na ULHT/ Grupo Lusófona de 2011 a 2014 na formação de professores e na formação de educadores sociais e animadores culturais. Foi responsável pela dinamização de projetos de intervenção social nos domínios da saúde, educação, cultura e lazer. Realiza consultoria, formação e Investigação nas áreas da Intervenção socioeducativa e desenvolvimento comunitário. Realiza investigação no domínio das dinâmicas familiares e comunitárias na promoção do sucesso escolar, com publicações nessa área.