A Família na Cooperação com a Escola: perceções e expectativas sobre o suporte aos Trabalhos de Casa

Main Article Content

Maria Júlia Morgado
Isaura Pedro
https://orcid.org/0000-0002-2340-5858
Sandra Nunes

Abstract

This exploratory study developed at a school in Setúbal aimed at getting an insight on parents’/carers’ and their representatives’ understanding of homework support; perceptions and expectations on teachers’ role and their own, as well as grasping constraints found in parents’ and teachers’ cooperation in this domain. Results stress needs for a review of school policies promoting clear understanding of roles and mutual expectations towards effective articulation between these education players.

Article Details

How to Cite
Morgado, M. J., Pedro, I., & Nunes, S. (2022). A Família na Cooperação com a Escola: : perceções e expectativas sobre o suporte aos Trabalhos de Casa. Medi@ções, 10(2), 35–49. https://doi.org/10.60546/mo.v10i2.361
Section
Dossier
Author Biography

Isaura Pedro, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal

Professora Adjunta na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Fez formação inicial em Psicologia e em Educação pela Arte, realizou formação especializada em Psicologia e Ciências da Educação pela Université de Provence. Concluiu o doutoramento em Psicologia pela Faculdadede Psicologia e das Ciências da Educação da Universidade do Porto. Professora adjunta desde janeiro de 2018 na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal no Curso de Animação e Intervenção Sociocultural. Foi docente, em exclusividade, no ISPA -Instituto Universitário de 1989 a 2009 com docência nas áreas de Psicologia Educacional e Psicologia Comunitária. Foi docente na ULHT/ Grupo Lusófona de 2011 a 2014 na formação de professores e na formação de educadores sociais e animadores culturais. Foi responsável pela dinamização de projetos de intervenção social nos domínios da saúde, educação, cultura e lazer. Realiza consultoria, formação e Investigação nas áreas da Intervenção socioeducativa e desenvolvimento comunitário. Realiza investigação no domínio das dinâmicas familiares e comunitárias na promoção do sucesso escolar, com publicações nessa área.