Resolução de problemas matemáticos em contexto colaborativo na infância: experiência(s) de regulação partilhada e autorregulação da aprendizagem na formação inicial

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Isabel Piscalho
Susana Colaço
https://orcid.org/0000-0003-1542-6314

Resumen

Neste artigo apresenta-se uma linha de investigação em que se procura analisar, no âmbito de uma experiência de formação, a forma como futuros educadores de infância e professores do 1.º ciclo do ensino básico (CEB) percecionam a regulação partilhada e a autorregulação e como, a partir dessa experiência, promovem essas competências nas crianças, nomeadamente, na resolução de problemas matemáticos. Debruçar-nos-emos sobre a primeira fase da regulação partilhada a “antevisão do processo formativo”. Participaram no estudo cinco aprendentes que frequentam o mestrado de educação pré-escolar e ensino do 1.º CEB e os respetivos grupos de crianças com que trabalharam nos contextos de estágio. Atendendo à natureza qualitativa deste estudo exploratório, que envolveu diferentes métodos e técnicas - grupo focal e narrativas de formação -, a análise dos dados assume-se como descritiva e interpretativa. Os resultados apontam que as aprendentes identificam aspetos facilitadores na regulação partilhada das tarefas, tendo o suporte do grupo um papel relevante. Consideram, também, que o educador de infância ou o professor do 1.º CEB poderá intervir, tendo um papel ativo na promoção destas competências, na medida em que pode criar condições para que as crianças aprendam em conjunto a resolver problemas, nomeadamente, matemáticos. Discutem-se, ainda, as implicações práticas assim como as limitações do estudo e futuros trabalhos.

Detalles del artículo

Cómo citar
Piscalho, I., & Colaço, S. (2023). Resolução de problemas matemáticos em contexto colaborativo na infância: experiência(s) de regulação partilhada e autorregulação da aprendizagem na formação inicial. Medi@ções, 11(1), 107–123. https://doi.org/10.60546/mo.v11i1.385
Sección
Dossier
Biografía del autor/a

Isabel Piscalho, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Santarém, Santarém, Portugal e Pólo de Literacia Digital e Inclusão- Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Universidade do Algarve, Portugal

Doutorada em Psicologia da Educação, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - Universidade de Coimbra e Universidade de Lisboa. Desenvolve investigação e tem participado em diversos projetos nacionais e internacionais na área da autorregulação da aprendizagem e educação inclusiva. Professora com título de especialista, pelo Instituto Politécnico de Santarém, na área de Formação de professores/formadores e ciências da educação: Educação Especial e Inclusiva: Necessidades Educativas Especiais. Mestre em Psicologia da Saúde pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada e Licenciatura em Psicologia Clínica pela mesma Instituição. É docente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (ESE-IPSantarém) desde 2001 e, atualmente, é presidente do Conselho Científico. Para além da supervisão pedagógica, desenvolve o seu trabalho no domínio da educação especial e intervenção precoce. Coordena o Centro de Apoio Pedagógico da ESE-IPSantarém. 

Susana Colaço, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Santarém, Santarém, Portugal e Pólo de Literacia Digital e Inclusão- Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Universidade do Algarve, Portugal

Professora Coodenadora na área de Formação de Professores/Educadores, Doutorada em Matemática pela Universidade de Lisboa, Mestre e Licenciada em Matemática, pela Universidade Técnica de Lisboa.  Desenvolve investigação e tem coordenado/ participado em diversos projetos nacionais e internacionais na área da formação de professores em Matemática, Educação Inclusiva, Sustentabilidade e utilização de recursos educativos na formação de professores. Professora com título de especialista, pelo Instituto Politécnico de Santarém, na área de Formação de professores/formadores e ciências da educação: Didática da Matemática.  É docente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (ESE-IPSantarém) desde 1996 e pertenceu à Direção da Escola, no período de 2014-2018 (subdiretora) e de 2018-2022 (diretora).