A Família na Cooperação com a Escola: perceções e expectativas sobre o suporte aos Trabalhos de Casa

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Júlia Morgado
Isaura Pedro
https://orcid.org/0000-0002-2340-5858
Sandra Nunes

Resumo

Este estudo desenvolvido numa escola em Setúbal visou compreender de que forma pais/encarregados de educação e seus representantes entendem o suporte aos trabalhos de casa; perceções do seu papel e expectativas do papel dos professores, bem como identificar constrangimentos reportados na colaboração entre pais e professores neste domínio. Os resultados sublinham a necessidade de rever políticas de escola promotoras de uma clara compreensão de papéis e expectativas mútuas para uma eficaz articulação entre estes atores educativos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Morgado, M. J., Pedro, I., & Nunes, S. (2022). A Família na Cooperação com a Escola: : perceções e expectativas sobre o suporte aos Trabalhos de Casa. Medi@ções, 10(2), 35–49. Obtido de https://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/361
Secção
Dossier
Biografia Autor

Isaura Pedro, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal

Professora Adjunta na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Fez formação inicial em Psicologia e em Educação pela Arte, realizou formação especializada em Psicologia e Ciências da Educação pela Université de Provence. Concluiu o doutoramento em Psicologia pela Faculdadede Psicologia e das Ciências da Educação da Universidade do Porto. Professora adjunta desde janeiro de 2018 na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal no Curso de Animação e Intervenção Sociocultural. Foi docente, em exclusividade, no ISPA -Instituto Universitário de 1989 a 2009 com docência nas áreas de Psicologia Educacional e Psicologia Comunitária. Foi docente na ULHT/ Grupo Lusófona de 2011 a 2014 na formação de professores e na formação de educadores sociais e animadores culturais. Foi responsável pela dinamização de projetos de intervenção social nos domínios da saúde, educação, cultura e lazer. Realiza consultoria, formação e Investigação nas áreas da Intervenção socioeducativa e desenvolvimento comunitário. Realiza investigação no domínio das dinâmicas familiares e comunitárias na promoção do sucesso escolar, com publicações nessa área.