A Medi@ções é uma publicação eletrónica bianual da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, cuja finalidade é divulgar trabalhos inéditos na interface das Ciências Sociais e Humanas com o campo da Comunicação e Linguagem, da Informação, da Educação, das Artes, do Desporto ou da Animação. A Medi@ções é especialmente vocacionada para divulgar estudos nos domínios referidos, incentivar o intercâmbio de ideias e experiências e contribuir para o debate entre as diferentes de linhas do pensamento científico.

A revista Medi@ções encontra-se indexada no Diretório e Catálogo do Sistema Regional de Informação em Linha para Revistas Científicas da América Latina, Caraíbas Espanha e Portugal "Latindex " com o número de Folio 25382.

Estudos e narrativas em Educação de Infância

2021-11-02

Desde a sua criação (há 34 anos) que a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal tem assumido um papel relevante na formação inicial e contínua de profissionais de educação de infância, assim como no desenvolvimento de projetos de investigação nessa área, tanto a nível nacional como europeu. Toda esta atividade formativa tem procurado evidenciar e afirmar a centralidade da educação de infância enquanto primeira etapa da formação da pessoa, numa perspetiva democrática, participativa, inclusiva e de cidadania crítica.

Seguindo esta mesma orientação, o próximo número da revista Medi@ções (vol.11, nº1) é dedicado à Educação de Infância, com incidência particular em estudos e narrativas desenvolvidos em Creche, Jardim de Infância e A.T.L. e/ou outros contextos em que os/as profissionais desenvolvem a sua atividade, por ex: hospitais, museus, bibliotecas, equipamentos artísticos e culturais, prisões, entre outros.
Este número da revista procura contribuir para o aprofundamento e alargamento da reflexão sobre as práticas, para a divulgação da investigação dos profissionais em Educação de Infância, estando aberto a propostas de artigos originais, desenvolvidos a partir quer de relatórios de projetos de investigação, dissertações, reflexões sobre as práticas, textos de natureza teórica, quer de outros contributos relevantes, tanto de natureza académica como profissional.
A Revista acolhe contributos de estudantes, educadores de infância, formadores, investigadores, ativistas e profissionais que intervêm nesta área da Educação.

 

A Revista Medi@ções está aberta à receção de propostas para número temático dedicado à Educação de Infância até ao dia 31 de janeiro de 2022.

Consultar as Instruções para autores

 

Os editores do número temático,
Ana Luisa de Oliveira Pires
Augusto Pinheiro

Vol. 9 N.º 1 (2021): História local

A história é um relato, uma escrita do passado segundo as modalidades e as regras de um ofício, (…) que tenta responder a questões suscitadas pela memória. A história nasce, portanto, da memória. (Traverso, 2012, 21) Um dos substratos da História local é a interseção entre história e memória, simultaneamente como palco de envolvimento das comunidades com o seu espaço e memória coletiva. É pela ação da História local que práticas sociais e culturais, acontecimentos, e até personalidades individuais ou coletivas de um determinado território são/foram (des)ocultadas. Este número da revista procura contribuir para o debate sobre a atualidade da História local, integrando reflexões, investigações e trabalhos desenvolvidos neste campo historiográfico.

Publicado: 2021-07-20

Editorial

Ana Alcântara, Ana Sofia Ferreira, Ana Maria Pessoa, Albérico Afonso Costa

1-2

Quinta do Anjo, Casa Palmela

Maria Cecília Cipriano Matos

112-137

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