Sustainability In The Beauty Industry: Perceptions and Consumer Behavior by Generation Z

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Carla Fonseca
https://orcid.org/0000-0002-3171-1759
André Trindade
Daniela Trindade
Francisco Bandola
Maria Alvarez
Nádia Branco
Leonor Diogo

Resumo

O mundo da cosmética tem sido marcado por várias tendências e também pelas preferências do consumidor final. Este estudo exploratório analisa o impacto da sustentabilidade na indústria da beleza, focando-se nas perceções e comportamentos de consumo da Geração Z. Com base numa abordagem quantitativa, os dados foram recolhidos através de questionários estruturados aplicados a indivíduos da Geração Z residentes em Portugal. O questionário foi aplicado online e os dados recolhidos foram analisados estatisticamente através da plataforma SPSS. O estudo revela que o consumo de produtos de beleza tem uma influência significativa na Geração Z e nas suas decisões de compra. No entanto, existem preocupações sobre os impactos negativos deste mercado no ambiente. Verifica-se assim uma procura crescente por produtos sustentáveis, revelando escolhas mais conscientes e informadas.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Fonseca, C., Trindade, A. ., Trindade, D., Bandola, F., Alvarez, M., Branco, N., & Diogo, L. (2025). Sustainability In The Beauty Industry: Perceptions and Consumer Behavior by Generation Z. Medi@ções, 13(3), 56–68. https://doi.org/10.60546/mo.v13i3.453
Secção
Dossier
Biografias Autor

Carla Fonseca, Instituto Politécnico de Portalegre; CIEQV

Carla Fonseca, Doutorada pela Universidad de Extremadura em Economia e Empresa. Licenciada em Administração de Publicidade e Marketing e em Design de Comunicação. Professora Adjunta no I.P.Portalegre. Investigadora integrada no CIEQV.

André Trindade, Instituto Politécnico de Portalegre

André Trindade, estudante do 2º ano da Licenciatura de Administração de Publicidade e Marketing, no I.P.Portalegre.

Daniela Trindade, Instituto Politécnico de Portalegre

Daniela Trindade, estudante do 2º ano da Licenciatura de Administração de Publicidade e Marketing, no I.P.Portalegre.

Francisco Bandola, Politécnico de Portalegre

Francisco Bandola, estudante do 2º ano da Licenciatura de Administração de Publicidade e Marketing, no I.P.Portalegre.

Maria Alvarez, Instituto Politécnico de Portalegre

Maria Alvarez, estudante do 2º ano da Licenciatura de Administração de Publicidade e Marketing, no I.P.Portalegre.

Nádia Branco, Instituto Politécnico de Portalegre

Nádia Branco, estudante do 2º ano da Licenciatura de Administração de Publicidade e Marketing, no I.P.Portalegre.

Leonor Diogo, Instituto Politécnico de Portalegre

Leonor Diogo, estudante do 2º ano da Licenciatura de Administração de Publicidade e Marketing, no I.P.Portalegre.