Escolas, famílias e práticas digitais em tempo de pandemia
Contenu principal de l'article
Résumé
Este artigo resulta de uma pesquisa conduzida numa escola profissional no centro do país em que se tentou entender que novas práticas digitais foram ensaiadas aquando dos períodos de confinamento, em 2020-21 e 2021-22, no âmbito da pandemia Covid-19. Esta situação determinou a passagem brusca de um regime de ensino presencial a um regime de ensino à distância. Através de questionários, entrevistas individuais e em grupo (focus group) e de uma observação participante com registo em diário de campo, foi possível constatar as mudanças induzidas e de como elas afetaram o quotidiano de docentes e discentes e suas respetivas famílias. Estes efeitos foram aparentemente diferenciados em função da condição sociocultural e económica dos jovens e suas famílias.
Renseignements sur l'article
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
La revue en ligne Medi@ções demande l'accord avec la déclaration de copyright.
Tous les contenus sont sous licence conformément à Creative Commons Attribution 4.0