Descobrir o mundo: a brincadeira heurística e a exploração de materiais não estruturados na educação de infância
Contenu principal de l'article
Résumé
Este estudo tem como objetivo compreender o contributo da brincadeira heurística e da exploração de materiais não estruturados para o desenvolvimento e aprendizagem da criança. Numa perspetiva metodológica, foi desenvolvido segundo o paradigma interpretativo da investigação qualitativa e baseado na investigação-ação. A recolha de informação foi feita através da observação participante, registo fotográfico, inquérito por questionário e análise documental. O estudo foi desenvolvido em contexto de creche e jardim de infância, onde foi adotada uma postura na base da reflexão critica do observado diariamente no decurso da investigação. Com as informações obtidas, foi possível compreender que a criança ao explorar materiais não estruturados atribui novos significados aos objetos, criando e imaginando brincadeiras. Quanto maior for a diversidade de materiais, maiores serão as oportunidades de as crianças explorarem e se envolverem em situações diversificadas, o que lhes permite desenvolver a imaginação, a criatividade, a concentração, entre muitas outras áreas do desenvolvimento da criança.
Renseignements sur l'article
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
La revue en ligne Medi@ções demande l'accord avec la déclaration de copyright.
Tous les contenus sont sous licence conformément à Creative Commons Attribution 4.0