Descobrir o mundo: a brincadeira heurística e a exploração de materiais não estruturados na educação de infância

Contenido principal del artículo

Ana Catarina Borges
Sofia Figueira
https://orcid.org/0000-0002-7664-6487

Resumen

Este estudo tem como objetivo compreender o contributo da brincadeira heurística e da exploração de materiais não estruturados para o desenvolvimento e aprendizagem da criança. Numa perspetiva metodológica, foi desenvolvido segundo o paradigma interpretativo da investigação qualitativa e baseado na investigação-ação. A recolha de informação foi feita através da observação participante, registo fotográfico, inquérito por questionário e análise documental. O estudo foi desenvolvido em contexto de creche e jardim de infância, onde foi adotada uma postura na base da reflexão critica do observado diariamente no decurso da investigação. Com as informações obtidas, foi possível compreender que a criança ao explorar materiais não estruturados atribui novos significados aos objetos, criando e imaginando brincadeiras. Quanto maior for a diversidade de materiais, maiores serão as oportunidades de as crianças explorarem e se envolverem em situações diversificadas, o que lhes permite desenvolver a imaginação, a criatividade, a concentração, entre muitas outras áreas do desenvolvimento da criança.

Detalles del artículo

Cómo citar
Borges, A. C., & Figueira, S. (2022). Descobrir o mundo: a brincadeira heurística e a exploração de materiais não estruturados na educação de infância. Medi@ções, 10(1), 38–54. https://doi.org/10.60546/mo.v10i1.348
Sección
Dossier