A ESE de Setúbal: uma escola com uma cultura e uma estratégia

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Maria Emília Brederode Santos

Resumo

Este texto é um exercício de memória histórica sobre a criação da Escola Superior de Educação de Setúbal (ESE), onde se destaca o trabalho em equipa, a inspiração em correntes pedagógicas internacionais e a construção de uma identidade própria baseada no pensamento pedagógico. Nele se defende uma perspetiva desenvolvimentista na formação de professores, que reconhece o estudante como sujeito ativo, valoriza o seu percurso pessoal e profissional e aposta em contextos educativos que promovam autonomia, reflexão crítica, prática real e continuidade da formação ao longo da carreira. Sintetiza ainda as funções de uma escola de formação de professores: apoiar e valorizar cada estudante, proporcionar experiências desafiadoras, alargar horizontes, articular pensamento e ação, e manter-se como referência educativa mesmo após a formação inicial.


 

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Como Citar
Brederode Santos, M. E. (2025). A ESE de Setúbal: uma escola com uma cultura e uma estratégia. Medi@ções, 13(2), 22–33. https://doi.org/10.60546/mo.v13i2.476
Secção
Dossier