Entre políticas e práticas de educação ao longo da vida: processos de construção de uma oferta formativa singular no ensino superior

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Ana Luísa Oliveira Pires
https://orcid.org/0000-0001-9680-4051

Resumo

Neste texto problematizam-se um conjunto de questões de natureza educativa, que traduzem algumas das tensões que se fazem sentir no Ensino Superior em Portugal, decorrentes de fenómenos de europeização e de lógicas de globalização e massificação, de natureza neo-liberal, que marcam o discurso e as práticas educativas neste domínio. Apresenta-se o processo de construção de uma oferta formativa inovadora, desenvolvida no contexto de uma instituição de ensino superior público, procurando tornar explícitas as lógicas políticas e pedagógicas subjacentes à sua construção, procurando dar visibilidade a formas de resistência e de crítica a processos burocratizantes, acríticos e standardizados. Partilhamos a experiência desenvolvida na construção de um curso de mestrado recente e inovador, enunciando um conjunto de questões e interligando diversos eixos de análise: político, epistemológico e político-pedagógico e organizacional. Defendendo uma visão abrangente, integrada e crítica dos fenómenos e processos educativos dos adultos no Ensino Superior, procura-se com esta reflexão contribuir para enriquecimento do debate, evidenciando mudanças decorrentes de micropolíticas da acção docente, que permitem abrir para outros espaços e cenários, rompendo as tradicionais fronteiras da racionalização e da dogmatização.

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Como Citar
Oliveira Pires, A. L. (2025). Entre políticas e práticas de educação ao longo da vida:: processos de construção de uma oferta formativa singular no ensino superior. Medi@ções, 13(2), 200–221. https://doi.org/10.60546/mo.v13i2.447
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