Democratizar a (educação em) ciência, em contexto de cooperação internacional: o caso da Cartas com Ciência

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Mariana RP Alves
https://orcid.org/0000-0002-0796-2101
Rafael Galupa
https://orcid.org/0000-0001-7319-043X

Resumo

Iniciativas de educação não formal criam mais oportunidades para aproximar jovens da ciência. Contudo, nem todas as pessoas jovens têm acesso às mesmas oportunidades. Neste artigo apresenta-se o trabalho da Cartas com Ciência, que visa combater desigualdades sociais através da ciência em contexto de cooperação internacional com oito países de língua oficial portuguesa. Para a maioria das 560 pessoas jovens que participaram nos programas, foi a primeira vez que "conheceram" uma pessoa a trabalhar em ciência.

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Como Citar
RP Alves, M., & Galupa, R. (2023). Democratizar a (educação em) ciência, em contexto de cooperação internacional: o caso da Cartas com Ciência. Medi@ções, 11(2), 5–27. https://doi.org/10.60546/mo.v11i2.393
Secção
Dossier
Biografias Autor

Mariana RP Alves, Cartas com Ciência; Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro

Mariana R.P. Alves é co-diretora da Cartas com Ciência, em regime voluntário, organização que co-fundou em 2020. Desde 2012, participou e liderou diversas iniciativas de ciência e sociedade em diferentes países (desde a radiodifusão à arte e ciência) em regime voluntário e foi líder de projeto de Democratização da Ciência no Centro Colaborativo Gulbenkian durante um ano. Atualmente é investigadora pós-doutoral no Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro. A sua investigação foca-se na democratização das ciências e equidade na comunicação e educação das ciências. É doutorada em Biologia Molecular pela Universidade de Heidelberg e pelo EMBL. O seu trabalho para a Cartas com Ciência foi distinguido pelo Top 100 Women in Social Enterprise 2021.

Rafael Galupa, Cartas com Ciência; Molecular, Cellular and Developmental Biology (MCD) Unit, Centre de Biologie Intégrative (CBI), University of Toulouse, CNRS, UPS, 31062, Toulouse, France

Rafael Galupa é licenciado em Biologia Molecular e Genética pela Universidade de Lisboa, mestre em Biomedicina pelo Karolinska Institutet e doutorado em Ciências da Vida pela Universidade Paris-Saclay. Lidera um grupo de investigação no Centro de Biologia Integrativa, em Toulouse, que procura compreender a regulação do cromossoma X durante o desenvolvimento embrionário. Conduz atividades profissionais ou voluntárias desde 2006 na área da educação em ciências com crianças e jovens, incluindo no Jardim Zoológico de Lisboa. Em regime de voluntariado, é codiretor da Cartas com Ciência e faz parte do Conselho de Gestão da Native Scientists, duas organizações de cariz social que atuam junto de crianças e jovens de comunidades menorizadas e sub-representadas no meio científico.