Escolas, famílias e práticas digitais em tempo de pandemia

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Ana Carla Ferreira
Pedro Silva
https://orcid.org/0000-0003-0367-779X

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa conduzida numa escola profissional no centro do país em que se tentou entender que novas práticas digitais foram ensaiadas aquando dos períodos de confinamento, em 2020-21 e 2021-22, no âmbito da pandemia Covid-19. Esta situação determinou a passagem brusca de um regime de ensino presencial a um regime de ensino à distância. Através de questionários, entrevistas individuais e em grupo (focus group) e de uma observação participante com registo em diário de campo, foi possível constatar as mudanças induzidas e de como elas afetaram o quotidiano de docentes e discentes e suas respetivas famílias. Estes efeitos foram aparentemente diferenciados em função da condição sociocultural e económica dos jovens e suas famílias.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Ferreira, A. C., & Silva , P. (2022). Escolas, famílias e práticas digitais em tempo de pandemia. Medi@ções, 10(2), 5–24. Obtido de https://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/357
Secção
Dossier
Biografia Autor

Pedro Silva , Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria

Sociólogo, docente e investigador, tem vindo a cruzar as preocupações das Sociologias da Educação, da Família e da Infância nas suas pesquisas. O tema da relação escola-família-comunidade tem constituído o cerne da sua atividade investigativa, com tradução em várias publicações, individuais e coletivas. A etnografia, a educação e mediação interculturais e as TIC constituem outros polos de interesse. Licenciado em Sociologia (ISCTE, Lisboa), Mestre em Análise Social da Educação (School of Education, Boston University), Doutor e Agregado em Ciências da Educação (FPCE, Universidade do Porto), é Professor Coordenador Principal da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria e membro do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE-Universidade do Porto) e do CICS.NOVA.IPLeiria.