Edições Anteriores

2017

v. 5, n. 1 (2017): Diversidades Culturais

Este dossiê sobre diversidades, apresenta reflexões críticas, trabalhos de análise comparativa e resultados de estudos empíricos. Todos os textos têm como objecto e referência a diversidade no espaço da sociedade portuguesa. Alguns alargam o seu âmbito a um quadro de fundo mais amplo, abrangendo análises comparativas (USA, Reino Unido) e mudanças políticas e sociais sobre diversidades, no ocidente com impacto nas condições de vida da diversidade étnica, cultural e social de grupos e comunidades. O dossiê contribui para dar visibilidade a trabalhos que têm vindo a ser realizados por professores e investigadores e sublinhar a necessidade de fortalecer políticas e práticas convictas em defesa da diversidade humana e da promoção da igualdade. Esta tarefa é tanto mais premente e inadiável quanto se têm tornado cada vez mais dramáticas as condições de diversos grupos e comunidades no mundo em que hoje vivemos.

2016

v. 4, n. 2 (2016): Artes, Comunidade e Cidadania

Este número da revista Medi@ções é dedicado à temática relacionada com as Artes e Comunidade e os diferentes modos como se constroem diálogos com o presente e com o passado, com a formação e os artistas, com as memórias e a sua preservação, com a construção e reconstrução de identidades. Procura-se um olhar aberto e crítico acerca das diferentes possibilidades existentes na relação dialógica entre as artes, as comunidades e a cidadania, entre a formação e a intervenção, entre as memórias e a democracia, problematizando algumas das dimensões desta relação. Dimensões que poderão dar um contributo no fortalecimento de uma democracia mais culta e participada.

v. 4, n. 1 (2016): As Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação

Este número da revista Medi@ções é dedicado às Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação e surge na sequência do XVII Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE’15), organizado pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Este simpósio reuniu investigadores, professores e outros profissionais, a nível nacional e internacional, em torno da apresentação, discussão e reflexão no domínio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Educação. Os artigos incluídos neste número da Medi@ções são versões alargadas dos submetidos ao simpósio e sujeitos e revisão cega de pares.

2015

v. 3, n. 2 (2015): Desporto, Turismo e Exercício Físico

Na Medi@ções demos continuidade aos nossos compromissos editoriais enunciados em 2013. Deste modo, promovemos a divulgação de trabalhos significativos no âmbito das licenciaturas e nos mestrados em educação.
Neste número da revista privilegiámos investigações na área das Ciências do Desporto, publicando cinco artigos em que se problematizam as perspetivas de investigação nesta área científica.

v. 3, n. 1 (2015): Perspetivas pedagógicas de dez membros de uma comunidade de práticas de formação de educadores de infância

O número foi produzido inteiramente por dez membros desta comu-nidade de práticas de formadores de educadores de infância: três docentes da ESE que organizam e acompanham estágios em contex-tos de creche e de jardim-de-infância e sete educadores cooperantes, que orientam esses estágios.

2014

v. 2, n. 3 (2014)

O presente número inclui seis artigos de natureza diversa, não só em
relação às temáticas abordadas, como também aos quadros teóricos
apresentados e discutidos.

v. 2, n. 2 (2014): Educação formal, não-formal e informal: transversalidades e inter-relações

A educação é, na sociedade contemporânea, entendida numa perspectiva abrangente e alargada, à luz de um quadro de pensamento que valoriza a diversidade de processos e modalidades educativas que ocorrem ao longo da vida, em diferentes contextos e situações, para além dos escolares. Estes processos, que ocorrem em tanto em contextos formais, como não-formais e informais, promovem aprendizagens significativas, contribuindo para o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos, ao longo do ciclo de vida.

2013

v. 2, n. 1 (2013): O início de uma nova fase da revista Medi@ções

O número que agora se publica corresponde ao ano de 2013. Marca o início de uma nova fase da revista Medi@ções, com uma nova equipa diretiva que agregou novos membros ao Conselho Editorial tendo ainda criado um Conselho Científico. Neste, foram integrados investigadores de várias instituições de ensino superior nacionais e internacionais.

2010

v. 1, n. 2 (2010): Profissionalidades

O que se pensa do que é, pode e deve ser uma profissão de um quadro superior saído do ensino superior.

2009

v. 1, n. 1 (2009): Interligações na produção e na investigação no ensino superior politécnico

O que investigar no ensino superior politécnico… dados e experiências múltiplas que se entrecruzam.

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