Medi@ções

A Medi@ções é uma publicação eletrónica bianual da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, cuja finalidade é divulgar trabalhos inéditos na interface das Ciências Sociais e Humanas com o campo da Comunicação e Linguagem, da Informação, da Educação, das Artes, do Desporto ou da Animação. A Medi@ções é especialmente vocacionada para divulgar estudos nos domínios referidos, incentivar o intercâmbio de ideias e experiências e contribuir para o debate entre as diferentes de linhas do pensamento científico.

A revista Medi@ções encontra-se indexada no Diretório e Catálogo do Sistema Regional de Informação em Linha para Revistas Científicas da América Latina, Caraíbas Espanha e Portugal "Latindex " com o número de Folio 25382.

Imagem de capa da revista

Notícias

 

Próximo número: Pensamento Computacional, Programação e Robótica na aprendizagem

 
A utilização da programação e da robótica na educação não é uma novidade, remontando as primeiras experiências nesta área à década de 1960, quando Seymour Papert e a sua equipa desenvolveram a linguagem de programação LOGO no Massachusetts Institute of Technology (MIT). Também em Portugal, no âmbito do projeto Minerva, o LOGO e os robôs educativos foram usados em diversos contextos educativos.

Nos últimos anos têm vindo a ganhar importância, em diversos sistemas educativos, a atenção prestada ao pensamento computacional, à programação e a robótica, tendo surgido diversas iniciativas com o objetivo de promover o desenvolvimento do pensamento computacional, bem como atividades de programação e de robótica em contextos educativos, formais ou não formais. São disso exemplo as iniciativas da Direção Geral de Educação (DGE), em Portugal, como os Clubes de programação e Robótica, que distinguem escolas com boas práticas nestas áreas, ou ainda os projetos Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico e Programação e Robótica no Ensino Básico - Probótica, lançados a partir de 2015.

Ser criativo implica saber exprimir-se para transmitir ideias. O pensamento computacional, a programação e a robótica podem ser ferramentas importantes no desenvolvimento de formas de criatividade, permitindo aos alunos compreender o mundo que os rodeia e exprimir-se de forma criativa.

Este número da revista Medi@ções é um contributo para o debate sobre esta temática atual e pretende dar a conhecer projetos e trabalhos, nesta área, levados a cabo nos diferentes níveis de ensino e/ou áreas disciplinares, em diferentes contextos de aprendizagem com as mais variadas tecnologias ou até sem elas. São bem-vindos os contributos de investigadores e professores que desejem partilhar os seus conhecimentos e as suas práticas.

A Revista Medi@ções está aberta à recepção de propostas para este número temático até ao dia 15 de setembro de 2020.


Consultar as Instruções para autores
 
Publicado: 2020-05-29
 
Mais Notícias...

v. 8, n. 1 (2020): Animação Sociocultural – Práticas, identidade(s) e trajetória(s)

Um número temático da revista sobre Animação Sociocultural será útil aos profissionais no terreno, na perspetiva de que a formação, nunca terminada, se alimenta necessariamente deste tipo de partilha de saberes. Representa também um contributo para todos aqueles que estão ainda num percurso formativo que conduzirá à sua certificação como animadores socioculturais.

Sumário

Carla Cibele Figueiredo
PDF
1 - 4

Dossier

Isabel Filipe
PDF
5 - 15
Maria do Rosário Castiço de Campos
PDF
16 - 34
Mário M. Montez, André Loureiro, Carlos Oliva
PDF
35 - 49
Ana Maria Pessoa
PDF
50 - 63
Ana da Silva
PDF
64 - 84
Isaura Pedro, Carlos Cardoso, Clementino Amaro
PDF
85 - 96

Suplemento

Avelino Bento
PDF
97 - 103

Outros artigos

Tiago Morgado, Diogo Freire, Paulo Nunes, Teresa Figueiredo, Ana Figueira, Ana Pereira, Fernando Jorge Santos, Mário Espada
PDF
104 - 112