Medi@ções

A Medi@ções é uma publicação eletrónica bianual da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, cuja finalidade é divulgar trabalhos inéditos na interface das Ciências Sociais e Humanas com o campo da Comunicação e Linguagem, da Informação, da Educação, das Artes, do Desporto ou da Animação. A Medi@ções é especialmente vocacionada para divulgar estudos nos domínios referidos, incentivar o intercâmbio de ideias e experiências e contribuir para o debate entre as diferentes de linhas do pensamento científico.

A revista Medi@ções encontra-se indexada no Diretório e Catálogo do Sistema Regional de Informação em Linha para Revistas Científicas da América Latina, Caraíbas Espanha e Portugal "Latindex " com o número de Folio 25382.

Imagem de capa da revista

Notícias

 

Próximo número: História local

 
A história é um relato, uma escrita do passado segundo as modalidades e as regras de um ofício, (…) que tenta responder a questões suscitadas pela memória. A história nasce, portanto, da memória. (Traverso, 2012, 21)

Um dos substratos da História local é a interseção entre história e memória, simultaneamente como palco de envolvimento das comunidades com o seu espaço e memória coletiva. É pela ação da História local que práticas sociais e culturais, acontecimentos, e até personalidades individuais ou coletivas de um determinado território são/foram (des)ocultadas.

Um dos substratos da História local é a interseção entre história e memória, simultaneamente como palco de envolvimento das comunidades com o seu espaço e memória coletiva. É pela ação da História local que práticas sociais e culturais, acontecimentos, e até personalidades individuais ou coletivas de um determinado território são/foram (des)ocultadas.

Por ter a potencialidade de trabalhar desafios e problemas da “história geral colocado a testemunhos que proporcionam um campo de experiências restrito” (Bloch, 1978, 49), a investigação histórica aplicada às realidades locais permite também a articulação de acontecimentos e vivências locais com a produção historiográfica nacional e internacional.
O «local» assume-se como referente para a apropriação e conhecimento do passado dos territórios e das suas gentes, mas também para a projeção futura das comunidades.

Neste quadro, faz todo sentido que a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal - espaço de ensino e de investigação alicerçado no contacto com o território, que tem na sua matriz inicial a determinação de um entrosamento permanente com a região – dedique o próximo número (vol.9, nº1) da sua revista Medi@ções à História local.
Este número da revista procura contribuir para o debate sobre a atualidade da História local, integrando reflexões, investigações e trabalhos desenvolvidos neste campo historiográfico.

São bem-vindos artigos originais sobre temas, metodologias e experiências pedagógicas, comunitárias e/ou de investigação que se alicercem neste campo historiográfico.

A Revista Medi@ções está aberta à receção de propostas para este número temático até ao dia 31 de janeiro de 2021.


Consultar as Instruções para autores
 
Publicado: 2020-10-30
 
Mais Notícias...

v. 8, n. 1 (2020): Animação Sociocultural – Práticas, identidade(s) e trajetória(s)

Um número temático da revista sobre Animação Sociocultural será útil aos profissionais no terreno, na perspetiva de que a formação, nunca terminada, se alimenta necessariamente deste tipo de partilha de saberes. Representa também um contributo para todos aqueles que estão ainda num percurso formativo que conduzirá à sua certificação como animadores socioculturais.

Sumário

Carla Cibele Figueiredo
PDF
1 - 4

Dossier

Isabel Filipe
PDF
5 - 15
Maria do Rosário Castiço de Campos
PDF
16 - 34
Mário M. Montez, André Loureiro, Carlos Oliva
PDF
35 - 49
Ana Maria Pessoa
PDF
50 - 63
Ana da Silva
PDF
64 - 84
Isaura Pedro, Carlos Cardoso, Clementino Amaro
PDF
85 - 96

Suplemento

Avelino Bento
PDF
97 - 103

Outros artigos

Tiago Morgado, Diogo Freire, Paulo Nunes, Teresa Figueiredo, Ana Figueira, Ana Pereira, Fernando Jorge Santos, Mário Espada
PDF
104 - 112