Medi@ções

A Medi@ções é uma publicação eletrónica bianual da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, cuja finalidade é divulgar trabalhos inéditos na interface das Ciências Sociais e Humanas com o campo da Comunicação e Linguagem, da Informação, da Educação, das Artes, do Desporto ou da Animação. A Medi@ções é especialmente vocacionada para divulgar estudos nos domínios referidos, incentivar o intercâmbio de ideias e experiências e contribuir para o debate entre as diferentes de linhas do pensamento científico.

A revista Medi@ções encontra-se indexada no Diretório e Catálogo do Sistema Regional de Informação em Linha para Revistas Científicas da América Latina, Caraíbas Espanha e Portugal "Latindex " com o número de Folio 25382.


Imagem de capa da revista

Notícias

 

Novo número: Número especial da Revista Medi@ções

 
Educação (anti)racista: Que políticas, práticas e perspectivas?
Em 2019, Portugal assinala os 150 anos da abolição formal da escravatura. “Formal”, porque o trabalho escravo e forçado, profundamente racializado, perdura no espaço colonial português pelo menos até à década de 1960. Tratando-se de um marco histórico na procura por uma sociedade mais igualitária, assume-se como uma oportunidade para reflectirmos criticamente sobre o legado colonial na contemporaneidade, designadamente sobre o racismo na educação. Historicamente, a escola contribuiu para a reprodução dessas desigualdades, não obstante, será também a partir dela que, mais tarde, se constituirão algumas das políticas e práticas pioneiras orientadas para a inclusão social da diversidade. A partir do final da década de 80 e início da década de 90, perante uma imigração crescente e o fracasso da inclusão escolar das comunidades ciganas, surgem iniciativas como o Secretariado Coordenador dos Programas de Educação Multicultural, o Programa Escolhas, o Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, o Português Língua Não Materna, a Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas, entre outras.
 
Publicado: 2019-06-16 Mais...
 
Mais Notícias...

v. 7, n. 1 (2019): Língua Gestual Portuguesa e Comunidade Surda

Este número da revista Medi@ções, dedicado à Língua Gestual Portuguesa (LGP) e Comunidade Surda, surge na sequência da comemoração dos 20 anos da licenciatura em Tradução e Interpretação de Língua Gestual Portuguesa (TILGP), da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS).

Sumário

Maria José Freire
PDF
1-3

Dossier

Cristina Gil, Joana Morêdo Pereira
PDF
4-17
Filipe Sousa
PDF
18-27
Neuza Alexandra Marcelino Santana
PDF
28-44
Isabel Sofia Calvário Correia, Amílcar Bruno Robalo Furtado
PDF
45-61
Joana Rita da Silva Conde e Sousa
PDF
62-74
Ana Rodrigues, Orquídea Coelho
PDF
75-89
Susana Barbosa, Elsa Ascenção
PDF
90-100
Paulo Vaz Carvalho
PDF
101-110
Amílcar José Morais
PDF
111-120

Suplemento

José Catarino Soares
PDF
121-128

Outros artigos

Carlos Manuel Cardoso
PDF
129-132
Vanessa Estevam, Lidia Marôpo, Inês Vitorino Sampaio
PDF
133-150
Nuno Cunha, João Amante, Ricardo Gomes, Ana Figueira, Teresa Figueiredo, Ana Pereira, Paulo Nunes, Fernando Santos, Mário Espada
PDF
151-162
Hugo Leitão, Carlos Martins, Rui Camarada, Ana Pereira, Teresa Figueiredo, Ana Figueira, Paulo Nunes, Fernando Santos, Mário Espada
PDF
163-176